Dos sonhos criativos a realidade em movimento: Relações entre a Análise Textual Discursiva e o Pensamento Complexo
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1090Mots-clés :
Análise Textual Discursiva, Educação em Ciências, Interdisciplinaridade, Metodologia Qualitativa, Pensamento Complexo.Résumé
O presente trabalho tem por objetivo descrever o caminho metodológico utilizado para investigar e compreender a formação inicial interdisciplinar em curso de licenciatura em Ciências da Natureza. Para isso, realizamos uma articulação entre a metodologia de pesquisa da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi e os princípios epistemológicos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. A ATD apresenta um caráter fenomenológico-hermenêutico que possibilita a produção de compreensões sobre fenômenos e discursos, os quais foram significados pelo símbolo do filtro dos sonhos, inspirador da criatividade, da imaginação e que ajuda a transformar e materializar os sonhos e objetivos pretendidos, orientados pelos princípios do pensamento complexo. Assim, explicitamos que as compreensões geradas pelo ciclo da ATD, no processo de desconstruir, reconstruir e comunicar as emergências da análise realizada estão articuladas com o circuito tetralógico (desordem/interações/ordem/organização) de Morin, o qual é orientado pela dialógica, a recursividade e o hologramático, evidenciado a indissociabilidade entre os aspectos metodológicos e epistemológicos da pesquisa. Concluímos que com o filtro dos sonhos transformado, temos no primeiro movimento a desconstrução e a desordem. Ordem e organização se desenvolvem nesse processo de interações com interlocuções com teóricos e informações empíricas do qual emergem as categorias de uma análise qualitativa, pautada na significação e na compreensão dos pesquisadores. E, por fim, a comunicação das novas compreensões ocorre por intermédio das emergências, o qual advêm com os argumentos expressos pela linguagem.
Références
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
ARAÚJO, R. R de. Entre sonhos e realidades: A auto-eco-formação interdisciplinar de professores em Ciências da Natureza. 2017. 155 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande – FURG. 2017.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BICUDO, M. A. V. Aspectos de pesquisa qualitativa efetuada em uma abordagem fenomenológica. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa: segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 18, n. 3, p. 24-40, set./dez. 2013.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan/abr, 2002.
CARVALHO, R. F. Temporalidade e Historicidade em Ilya Prigogine. 2012. 160 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de História, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Goiás. 2012.
JUNG, C. G. O homem e seus símbolos. 2 ed. especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
MENEZES, J. O poder das histórias contadas no xamanismo de Jorge Menezes. Porto Alegre: Hapha, 2015.
MENEZES, J. A força da calma no xamanismo de Jorge Menezes. Porto Alegre: Hapha, 2014.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ: 2007.
MORAES, M. C.; LA TORRE, S. de. Pesquisando a partir do pensamento complexo - elementos para uma metodologia de desenvolvimento eco-sistêmico. Educação, n. 1, v. 58, p. 145–172, jan./abr. 2006.
MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. 3 ed. Porto Alegre: Sulina, 2016.
MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015a.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015b.
MORIN, E. O método 2: a vida da vida. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015c.
MORIN, E. Ciência com consciência. 16º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MORIN, E. O método 5: a humanidade da humanidade. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, E.; CIRUANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.
PESSOA, F. de. Livro do Desassossego. Disponível em: <https://www.luso-livros.net/wp-content/uploads/2013/11/Livro-do-Desassossego-.pdf>. 2013. Acesso em: 10 de jan. 2017.
PRIGOGINE, I. O fim da certeza. In: MENDES, C. (org). Representação e complexidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
PRIGOGINE, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
RUMI, A. Origem do filtro dos sonhos, 2016. Disponível em: <http://www.xamanismo.com.br/filtro-dos-sonhos/>. Acesso em 10 de fev. 2017.
SCHMIDT, L. K. Hermenêutica. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VASCONCELLOS, M. J. E. de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 10ª ed. Campinas: Papirus, 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.