Licenciaturas Interculturais: estudo de caso dos acadêmicos indígenas Fulni-ô
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.971Palabras clave:
cultura, políticas culturais, Ciências Sociais, estudos em cultura, América LatinaResumen
A universidade é um espaço que congrega diversos segmentos sociais e, em se tratando dos acadêmicos indígenas, cada um tem sua origem em determinado grupo étnico, com uma língua própria - característica que os identifica. Partindo do fato de que cada acadêmico indígena teve seu ensino básico dentro de sua comunidade, bem como um contato direto com sua língua materna no seu cotidiano, há que se reconhecer a existência de um choque linguístico-cultural quando o mesmo ingressa na universidade. Diante disso, a universidade deve se pautar em uma conduta de reconhecimento dessa trajetória educativa específica indígena, produzindo conhecimento de acordo com os valores e tradições desses povos, objetivando um processo de ensino-aprendizagem constante, coletivo e inclusivo. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral discutir os desafios para o acesso e permanência de um povo indígena no ensino superior no atual contexto sociocultural brasileiro, a partir de dados relatados por acadêmicos indígenas Fulni-ô de Águas Belas/ PE.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.