A educação ambiental e suas concepções no ensino de ecologia
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.958Palabras clave:
ambiente. formação. tipologias.Resumen
A Educação Ambiental (EA) é um campo que pode se interligar a diversas concepções que podem surgir de modos complexos e contraditórios, fruto de sua história ainda recente nas modalidades educacionais, tem-se enfatizado as ideias de que a EA pode inserir-se nas conceitualização do ensino de Ecologia, já que esta é uma ciência que estuda as interações entre os organismos e o ambientem em que vivem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa nas publicações dos anos de 2005 e 2007 do Evento Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), detendo-se a analisar os textos nos quais o ensino de Ecologia estava inserido em concepções de EA, conceitualizadas como: conservadora, ecológica social e ecologia política, resultando-se em um grande número de concepções do tipo conservadoras.Métricas
Citas
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018.
CAVALCANTE, J. et al. A Fotografia Como Ferramenta no Ensino de Ecologia. In: Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino e Tecnologia. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014. Disponível em: < www.sinect.com.br/2014/down.php?id=3191&q=1 >. Acesso em:14 abr. 2018.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.
MOTOKANE, Tadeu Marcelo; TRIVELATO, Silvia. Reflexões Sobre o Ensino de Ecologia no Ensino Médio. In: Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Valinhos, SP: Instituto de Física da Ufrgs, 1999. Disponível em: < http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/iienpec/Dados/trabalhos/G32.pdf>. Acesso em: 27 abr.2018.
MOTTA, Seroa Ronaldo. Indicadores Ambientais No Brasil: Aspectos Ecológicos, De Eficiência e Distributivos. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, v.2, 1996, n.403, p 1-101. Rio de Janeiro. 1996. Disponível em: <http://www.en.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_0403.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018.
MELLO, Martins Celina; TRIVELATO, Frateschi Silvia. Concepções em educação ambiental. In: II encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Valinhos, SP: Instituto de Física da Ufrgs, 1999. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/ii-enpec/trabalhos/G11.pdf>. Acesso em: 22 ago.2018.
ROSA, Santos Perucci Maria; SCHNETZLER, Pacheco Roseli. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência e Educação, Bauru, SP.v.9, n.1, p. 27-39. 2003. Disponível em:<http://www.unimep.br/~rpschnet/ciencia-educacao-2003.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018.
SANTIAGO, Girardi Rodrigo. Encontros e desencontros entre ecologia e educação ambiental- uma análise científica. 91f. Dissertação (Mestrado), programa de pós graduação interunidades em ensino de ciências. Universidade de São Paulo, SP.2012. Disponível em: < file:///C:/Users/ELOISA/Downloads/Rodrigo_Girardi_Santiago%20(4).pdf>. Acesso em: 05 ago. 2018.
SILVA, Castro Mirian. Ensino de ecologia: dificuldades encontradas e uma proposta de trabalho para professores dos ensinos fundamental e médio de João Pessoa, PB. 63f. Monografia (Graduação) Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2012. Disponível em: <http://www.ccen.ufpb.br/cccb/contents/monografias/2012.1/ensino-de-ecologia-dificuldades-encontradas-e-uma-proposta-de-trabalho-para-professores-dos-ensinos-fundamental-e-medio-joao-pessoa-pb.pdf>. Acesso em:27 abr. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.