A A Sala Verde Judith Cortesão como espaço de Educação Ambiental das Infâncias

Autores

  • Fabíola Delsale Diniz Guerreiro "FURG"
  • Gabrielle Lopes das Neves FURG
  • Melina Terra dos Santos FURG

Palavras-chave:

Biblioteca, Educação Ambiental, Infâncias

Resumo

Este artigo tem por objetivo compartilhar o projeto de extensão elaborado entre a Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde “Judith Cortesão” e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental -PPGEA. Com o intuito de dinamizar as ações educativas da Sala Verde, o projeto tem como objetivo pensar a Educação Ambiental- EA, junto com as crianças do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente / Rio Grande-RS – CAIC. Para tanto foi elaborado um cronograma de atividades que serão realizadas junto com a escola, através de práticas educativas ambientais. A partir disso, entendemos que a escola se torna um espaço privilegiado para refletirmos a respeito das relações ser humano- ser humano e ser humano natureza, logo é importante fortalecer os diálogos da EA, através dessas relações que nos desafiamos em estabelecer.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabíola Delsale Diniz Guerreiro, "FURG"

Formação em Pedagogia Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande. Pós-Graduada em Administração, Supervisão e Coordenação Pedagógica e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Furg. Atualmente servidora como Técnica Administrativa na FURG.

Gabrielle Lopes das Neves, FURG

Mestra em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Melina Terra dos Santos, FURG

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande.

Referências

ANDRADE, LBP. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

BANYAI, ISTVAN. ZOOM. São Paulo: Editora: BRINQUE BOOK, 1995.

BIBLIOTECA SETORIAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL SALA VERDE “JUDITH CORTESÃO” (Rio Grande). Sala Verde da FURG. 2012. Blog. Disponível em: <http://bibliotecasalaverde.blogspot.com/p/o-que-e-sala-verde.html>. Acesso em: 15set 2018.

CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir as crianças? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas/ Silvia Helena Vieira Cruz (org.). -- São Paulo: Cortez, 2008.

COELHO, Carla Teixeira. MEDEIROS, Rita de Cássia Taveres. As infâncias no bairro Getúlio Vargas: um estudo com crianças. In: FIGUEIREDO, Márcio Xavier Bonorino. Diários Educativos: Cultura, infância e educação infantil. Pelotas: Ed. Universitária da UFPEL, 2010. 213p. (Diários Educativos; 3)

DELGADO, Ana Cristina Coll. Infâncias e crianças: O que nós adultos sabemos sobre elas? Curso de extensão para educadoras de educação infantil: infância e televisão. Rio Grande, RS, novembro de 2003

HORN, Maria da Graça Souza, GOBBATO, Carolina. Percorrendo trajetos e vivendo diferentes espaços com crianças pequenas. In: ALBUQUERQUE, S.S; FLORES. M.L.R. (orgs). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? - 12. ed. São Paulo, Cortez, 2010.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas/ Silvia Helena Vieira Cruz (org.). -- São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2021-05-15

Como Citar

Diniz Guerreiro, F. D., Neves, G. L. das, & Santos, M. T. dos . (2021). A A Sala Verde Judith Cortesão como espaço de Educação Ambiental das Infâncias . RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6. Recuperado de https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2148

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)