A A Sala Verde Judith Cortesão como espaço de Educação Ambiental das Infâncias
Palavras-chave:
Biblioteca, Educação Ambiental, InfânciasResumo
Este artigo tem por objetivo compartilhar o projeto de extensão elaborado entre a Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde “Judith Cortesão” e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental -PPGEA. Com o intuito de dinamizar as ações educativas da Sala Verde, o projeto tem como objetivo pensar a Educação Ambiental- EA, junto com as crianças do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente / Rio Grande-RS – CAIC. Para tanto foi elaborado um cronograma de atividades que serão realizadas junto com a escola, através de práticas educativas ambientais. A partir disso, entendemos que a escola se torna um espaço privilegiado para refletirmos a respeito das relações ser humano- ser humano e ser humano natureza, logo é importante fortalecer os diálogos da EA, através dessas relações que nos desafiamos em estabelecer.
Referências
ANDRADE, LBP. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
BANYAI, ISTVAN. ZOOM. São Paulo: Editora: BRINQUE BOOK, 1995.
BIBLIOTECA SETORIAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL SALA VERDE “JUDITH CORTESÃO” (Rio Grande). Sala Verde da FURG. 2012. Blog. Disponível em: <http://bibliotecasalaverde.blogspot.com/p/o-que-e-sala-verde.html>. Acesso em: 15set 2018.
CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir as crianças? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas/ Silvia Helena Vieira Cruz (org.). -- São Paulo: Cortez, 2008.
COELHO, Carla Teixeira. MEDEIROS, Rita de Cássia Taveres. As infâncias no bairro Getúlio Vargas: um estudo com crianças. In: FIGUEIREDO, Márcio Xavier Bonorino. Diários Educativos: Cultura, infância e educação infantil. Pelotas: Ed. Universitária da UFPEL, 2010. 213p. (Diários Educativos; 3)
DELGADO, Ana Cristina Coll. Infâncias e crianças: O que nós adultos sabemos sobre elas? Curso de extensão para educadoras de educação infantil: infância e televisão. Rio Grande, RS, novembro de 2003
HORN, Maria da Graça Souza, GOBBATO, Carolina. Percorrendo trajetos e vivendo diferentes espaços com crianças pequenas. In: ALBUQUERQUE, S.S; FLORES. M.L.R. (orgs). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? - 12. ed. São Paulo, Cortez, 2010.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas/ Silvia Helena Vieira Cruz (org.). -- São Paulo: Cortez, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fabíola Delsale Diniz Guerreiro, Gabrielle Lopes das Neves, Melina Terra dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.