Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo

Autores

  • Fernanda Caseira das Neves Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vilmar Alves Pereira Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1711

Palavras-chave:

PAIETS, Educação Ambiental Popular, Formação de Educadores, Curriculum, Diferentes Saberes.

Resumo

O presente trabalho fundamenta-se em realizar uma análise da prática docente durante as minhas ações como educadora popular no contexto do curso Pré-Universitário Popular Povo Novo. Embasadas, portanto, na proposta de uma Educação Ambiental Popular possibilitando a base epistemológica orientar as atividades educativas de extensão no contexto do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  O acesso, assim como a permanência são grandes desafios enfrentados na vida profissional do docente, principalmente no que condizem as especificidades do curriculum do próprio curso e a articulação deste com os objetivos, os métodos de ensino, o planejamento didático e as condutas de avaliação, utilizadas durante os quatro anos de formação na Universidade, instigando a redefinição das bases formativas docentes num horizonte mais humano, crítico e transformador. Assim, procurou-se entender e valorizar os saberes e as práticas no processo de construção do diálogo entre os educandos e o sujeito histórico em seu contexto, visando à avaliação como uma prática emancipatória, onde o educando possa ser visto como o principal agente em seu processo de formação e nas construções das aprendizagens em meio de uma forte onda de políticas de desvalorização da educação. Aponto durante a pesquisa como educadora popular e graduanda do curso de Letras - Espanhol o que compreendemos sobre o processo de formação e algumas de nossas expectativas e dificuldades enfrentadas no dia a dia da sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BORGES, C.M.F. Formação e prática pedagógica do professor de educação física: A construção do saber docente. In: Anais da 19ª Anped, 1996 (disq.).

ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Zahar, 2001ª.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. – São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor)

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto Editora, 1992.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: _______. (Org.). Vidas de professores. Porto Editora, 1995.

PEREIRA, Vilmar Alves. Situación y desafíos de la formación y capacitación de docentes. Revista Signos, Lajeado, 2017.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

TOLEDO, Rogéria Viol Ferreira. O papel das licenciaturas na constituição dos saberes docentes: um estudo sobre a formação inicial do professore de matemática à luz da prática escolar. Viçosa, Minas Gerais, 2013.

A mediação pedagógica como prática docente: uma análise da pedagogia histórico-crítica e demais correntes pedagógicas. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/DIEGO%20%20para%20publicar%20revista%20lenpes.pdf. Acesso em 25 agosto 2019.

Educação e Sociedade. Disponível em http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/505/5/Educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Sociedade.pdf . Acesso em 20 agosto 2019.

Formação de professores e profissão docente. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12424596.pdf . Acesso em 15 agosto 2019.

O papel das licenciaturas na constituição dos saberes docentes: um estudo sobre a formação inicial do professor de matemática à luz da prática escolar. Disponível em https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/3446 . Acesso em 10 agosto 2019.

Portal do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Disponível em: http://www.claec.org. Acesso em: 26 julho 2015. (Modelo para Sites).

Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26357059. Acesso em 31 agosto 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

das Neves, F. C., & Pereira, V. A. P. A. (2020). Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1711

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL - SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA