A Produção de Produtos Orgânicos e Agroecológicos no Sudoeste do Paraná

Autores

  • Tiago Arcanjo Orben Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1482

Palavras-chave:

Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná – Coopervereda, História Agrária, Memórias, Pequenas propriedades, Sudoeste do Paraná.

Resumo

Esse trabalho procura refletir sobre a produção de produtos orgânicos e agroecológicos na região Sudoeste do Paraná, mais especificamente no município de Verê. Local onde fica localizada a Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná – Coopervereda. A atenção dada a essa região e a esse município se deve por estar relacionada ao assunto abordado em meu projeto de Doutorado em História, o qual procura questionar a estrutura agrária e fundiária da região Sudoeste do Paraná. Assim, nos primeiros levantamentos constatou-se a significativa atuação, tanto, de cooperativas agrícolas e de crédito, que incentivam a produção de monoculturas, quanto, de centros de apoio e promoção da produção orgânica e agroecológica, como a Coopervereda. Deste modo, utilizando-se da metodologia oral, este trabalho expõe para debate as formas de atuação desta Cooperativa no município de Verê, com atenção especial para seu trabalho junto aos agricultores da região. Para tanto, será utilizada uma entrevista realizada com o agricultor Décio Cagnine, que produz em sua propriedade alimentos orgânicos, além de prestar assessoria a outros agricultores da região. A partir deste contexto, se sobrepõe para discussão as políticas públicas, que não só dão sustentação a tais agricultores, como também regram a inserção de práticas orgânicas e agroecológicas entre os pequenos proprietários desta região.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Arcanjo Orben, Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Referências

KAUTSKY, Karl. A questão agrária. São Paulo – SP: Editora Proposta, 1980.

LÊNIN, Vladimir Ilitch. O desenvolvimento do Capitalismo na Rússia: o processo de formação do mercado interno para a grande indústria. 2. Ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARTINS, José de Souza. Os Camponeses e a política no Brasil: As lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. Petrópolis, 5º Edição: Editora Vozes, 1995.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007.

RIPPEL, Leomar; ALVES, Adilson Francelino. PLEIN, Clério. O cooperativismo de leite da agricultura familiar no Sudoeste do Paraná: do processo organizacional à crise. IGEPEC. Toledo-PR, v.22, n.1, jan./jun. 2018.

SHANIN, Teodor. A definição de camponês: conceituações e desconceituações – o velho e o novo em uma discussão marxista. Revista Nera. Ano 8, n. 7 – julho/dezembro de 2005.

VANDERLINDE, Tarcísio. Região. In: MOTTA, Márcia (org.). Dicionário da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

Fontes

CAGNINE, Décio; CAGNINE, Izolete Bornhofen. Entrevista concedida a Tiago A. Orben. Comunidade rural de Vila Colonial, Verê/PR: 21 de maio de 2018, duração: 01h 26min. 02segs.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Orben, T. A. (2019). A Produção de Produtos Orgânicos e Agroecológicos no Sudoeste do Paraná. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1482

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura