A Produção de Produtos Orgânicos e Agroecológicos no Sudoeste do Paraná
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1482Mots-clés :
Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná – Coopervereda, História Agrária, Memórias, Pequenas propriedades, Sudoeste do Paraná.Résumé
Esse trabalho procura refletir sobre a produção de produtos orgânicos e agroecológicos na região Sudoeste do Paraná, mais especificamente no município de Verê. Local onde fica localizada a Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná – Coopervereda. A atenção dada a essa região e a esse município se deve por estar relacionada ao assunto abordado em meu projeto de Doutorado em História, o qual procura questionar a estrutura agrária e fundiária da região Sudoeste do Paraná. Assim, nos primeiros levantamentos constatou-se a significativa atuação, tanto, de cooperativas agrícolas e de crédito, que incentivam a produção de monoculturas, quanto, de centros de apoio e promoção da produção orgânica e agroecológica, como a Coopervereda. Deste modo, utilizando-se da metodologia oral, este trabalho expõe para debate as formas de atuação desta Cooperativa no município de Verê, com atenção especial para seu trabalho junto aos agricultores da região. Para tanto, será utilizada uma entrevista realizada com o agricultor Décio Cagnine, que produz em sua propriedade alimentos orgânicos, além de prestar assessoria a outros agricultores da região. A partir deste contexto, se sobrepõe para discussão as políticas públicas, que não só dão sustentação a tais agricultores, como também regram a inserção de práticas orgânicas e agroecológicas entre os pequenos proprietários desta região.
Références
KAUTSKY, Karl. A questão agrária. São Paulo – SP: Editora Proposta, 1980.
LÊNIN, Vladimir Ilitch. O desenvolvimento do Capitalismo na Rússia: o processo de formação do mercado interno para a grande indústria. 2. Ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
MARTINS, José de Souza. Os Camponeses e a política no Brasil: As lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. Petrópolis, 5º Edição: Editora Vozes, 1995.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007.
RIPPEL, Leomar; ALVES, Adilson Francelino. PLEIN, Clério. O cooperativismo de leite da agricultura familiar no Sudoeste do Paraná: do processo organizacional à crise. IGEPEC. Toledo-PR, v.22, n.1, jan./jun. 2018.
SHANIN, Teodor. A definição de camponês: conceituações e desconceituações – o velho e o novo em uma discussão marxista. Revista Nera. Ano 8, n. 7 – julho/dezembro de 2005.
VANDERLINDE, Tarcísio. Região. In: MOTTA, Márcia (org.). Dicionário da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
Fontes
CAGNINE, Décio; CAGNINE, Izolete Bornhofen. Entrevista concedida a Tiago A. Orben. Comunidade rural de Vila Colonial, Verê/PR: 21 de maio de 2018, duração: 01h 26min. 02segs.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.