Identidade e produção de sentidos no discurso jornalístico: As publicações de Carta Capital sobre Jair Bolsonaro na semana do primeiro turno das eleições

Autores

  • Bibiana de Moraes Dias Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1334

Palavras-chave:

eleições, identidade, jornalismo de revista, produção de sentidos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo observar, compreender e analisar a identidade e a produção de sentidos de determinado veículo de comunicação acerca de um dos candidatos à presidência nas eleições de 2018, a fim de entender como o veículo construiu seu discurso, e de que forma a linha editorial da revista escolhida para o corpus do trabalho influenciou neste discurso, procurando desta forma, identificar ideologias. Entendemos que a produção de sentidos no discurso jornalístico é um ponto muito importante a ser analisado, visto que o cenário político e jornalístico atual se apresenta rico em significações. Desta forma, o presente trabalho surge como ferramenta para compreensão de como a produção jornalística demonstra suas ideologias para abordar determinado tema, e de como estas ideologias influenciam no produto jornalístico. Para atingir e suprir os anseios de pesquisa, foi realizada uma Análise de Discurso acerca de duas matérias publicadas pela revista Carta Capital, na semana do primeiro turno das eleições para presidente do Brasil em 2018, tendo como enfoque o então candidato Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL). Observamos, também, ao longo da pesquisa científica, como a revista se porta perante o candidato, procurando entender seu posicionamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BENETTI, M. (2016). Análise de discurso como método de pesquisa em comunicação. MOURA, & M. I. LOPES (org.), Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas (pp. 235-256). Porto Alegre: EDIPUCRS.

HALL, S. (2006). A Identidade Cultural na Pós-modernidade (11º ed.). Rio de Janeiro: DP&A.

ORLANDI, Eni. Discurso e texto. Campinas: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.

ROCHA, D., & DEUSDARÁ, B. (Julho - Dezembro de 2005). Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. Alea, 305-322.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

de Moraes Dias, B. (2019). Identidade e produção de sentidos no discurso jornalístico: As publicações de Carta Capital sobre Jair Bolsonaro na semana do primeiro turno das eleições. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1334

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar