Cartas Pedagógicas: diálogos y descubrimientos de dos investigadores
DOI:
https://doi.org/10.23899/7ej19c89Palabras clave:
Cartas Pedagógicas; Pesquisas; Mestrado Profissional.Resumen
Este estudo trata-se do relato de dois pesquisadores sobre a utilização de Cartas Pedagógicas como instrumento de pesquisa e reflexão acadêmica durante a trajetória de mestrado. As cartas, nesse contexto serviram como um espaço de diálogo e troca de experiências, através de duas cartas pedagógicas, os pesquisadores compartilham suas experiências, dúvidas e descobertas vivenciadas no mestrado profissional em educação PPGEdu/UNIPAMPA. O objetivo deste trabalho é promover uma reflexão mais profunda sobre o desenvolvimento pessoal e acadêmico através das pesquisas que utilizaram Cartas Pedagógicas como instrumento inovador e sensível para a investigação em contextos educacionais, portanto, não se limita apenas ao compartilhamento de experiências, aborda a utilização das CP como meio de fortalecimento e união de um grupo de pesquisa, criando laços entre os membros e permitindo um olhar crítico e reflexivo sobre suas pesquisas e suas contribuições para a sociedade. Os resultados obtidos pelos pesquisadores apontam a utilização das CP no campo das pesquisas qualitativas como uma forma de coleta de dados que permite o compartilhamento de experiências e análise reflexiva de forma livre e pessoal, trazendo para a pesquisa aspectos que nem sempre são selecionados em entrevistas formais ou questionários estruturados.
Referencias
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.) Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
CAMINI, Isabela. Cartas pedagógicas: aprendizados que se entrecruzam e se comunicam/ Isabela Camini. Porto Alegre: ESTEF, 2012.
DICKMANN, Ivanio. As dez características de uma carta pedagógica. In: PAULO, Fernanda dos Santos; DICKMANN, Ivo (Org.). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. 1. ed. – Chapecó: Livrologia, 2020.
FREIRE, Paulo, 1921-1997, Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos / Paulo Freire. – São Paulo: Editora UNESP, 2000.
SOUZA de Freitas, A. L., Petraglia, I., & Moraes, M. C. (2024). Paulo Freire e Edgar Morin: diálogo sobre aproximações, convergências e implicações metodológicas . Educação & Linguagem, 26(2), 1–23. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p1-23
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Tiago Ramires, Eliane Caetano da Rosa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.