Pedagogical Letters: dialogues and discoveries of two researchers

Authors

  • Tiago Ramires Universidade Federal do Pampa
  • Eliane Caetano da Rosa Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/7ej19c89

Keywords:

Cartas Pedagógicas; Pesquisas; Mestrado Profissional.

Abstract

Este estudo trata-se do relato de dois pesquisadores  sobre  a utilização de Cartas Pedagógicas como instrumento de pesquisa e reflexão acadêmica durante a trajetória de mestrado. As cartas, nesse contexto serviram como um espaço de diálogo e troca de experiências, através de duas cartas pedagógicas, os pesquisadores compartilham suas experiências, dúvidas e descobertas vivenciadas no mestrado profissional em educação PPGEdu/UNIPAMPA. O objetivo deste trabalho é promover uma reflexão mais profunda sobre o desenvolvimento pessoal e acadêmico através das pesquisas que utilizaram Cartas Pedagógicas como instrumento inovador e sensível para a investigação em contextos educacionais, portanto, não se limita apenas ao compartilhamento de experiências, aborda a utilização das CP como meio de fortalecimento e união de um grupo de pesquisa, criando laços entre os membros e permitindo um olhar crítico e reflexivo sobre suas pesquisas e suas  contribuições para a sociedade. Os resultados obtidos pelos pesquisadores apontam a utilização das CP no campo das pesquisas qualitativas como uma forma de coleta de dados que permite o compartilhamento de experiências e análise reflexiva de forma livre e pessoal, trazendo para a pesquisa aspectos que nem sempre são selecionados em entrevistas formais ou questionários estruturados. 

References

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.) Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

CAMINI, Isabela. Cartas pedagógicas: aprendizados que se entrecruzam e se comunicam/ Isabela Camini. Porto Alegre: ESTEF, 2012.

DICKMANN, Ivanio. As dez características de uma carta pedagógica. In: PAULO, Fernanda dos Santos; DICKMANN, Ivo (Org.). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. 1. ed. – Chapecó: Livrologia, 2020.

FREIRE, Paulo, 1921-1997, Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos / Paulo Freire. – São Paulo: Editora UNESP, 2000.

SOUZA de Freitas, A. L., Petraglia, I., & Moraes, M. C. (2024). Paulo Freire e Edgar Morin: diálogo sobre aproximações, convergências e implicações metodológicas . Educação & Linguagem, 26(2), 1–23. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p1-23

Published

2025-04-13

Issue

Section

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

How to Cite

Pedagogical Letters: dialogues and discoveries of two researchers. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/7ej19c89