ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.260Palabras clave:
Análise Institucional, Docência, Ensino, InstituiçãoResumen
Este artigo trata-se de um relato de experiência referente a um trabalho realizado na forma de Análise Institucional com um grupo de professores do turno da manhã de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de realizar um diagnóstico organizacional e proporcionar a possibilidade de uma autoanálise e autogestão da instituição, foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas que posteriormente foram analisadas e relatadas em diários de campo. Com isso, proporcionou-se aos entrevistados a possibilidade de realizar uma reflexão a respeito de sua prática. Através da análise das entrevistas, percebeu-se que a problemática demandada da instituição diverge da problemática encontrada na analise, tornando evidente a presença de uma ideia errônea entre os membros da instituição em relação às atividades supostamente corretas exercitadas por eles. A experiência permitiu conhecer a força do instituído em uma instituição e modificar a postura do analista dentro da mesma.
Referencias
BAREMBLITT, G. Compendio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 1996.
BONI, Valdete e QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. 2005.
CANO, Debora Staub; SAMPAIO, Izabela Tissot Antunes. O Método de observação na psicologia: Considerações sobre a produção científica. Interações em psicologia, 2007.
MARTINS, João Batista. A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. Psicol. estud., Maringá, v. 8, n. 2, p. 39-45, Dec. 2003. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000200005&lng=en&nrm=iso>. access on 24 Aug. 2016.
PEREIRA, William Cesar Castilho. Movimento institucionalista: principais abordagens. Estudos e pesquisa em psicologia. Abril de 2007.
ROSSI, André; PASSOS, Eduardo. Análise institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil. Rev. Epos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 156-181, jun. 2014. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-700X2014000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 24 ago. 2016.
sites).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.