ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.260Palavras-chave:
Análise Institucional, Docência, Ensino, InstituiçãoResumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência referente a um trabalho realizado na forma de Análise Institucional com um grupo de professores do turno da manhã de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de realizar um diagnóstico organizacional e proporcionar a possibilidade de uma autoanálise e autogestão da instituição, foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas que posteriormente foram analisadas e relatadas em diários de campo. Com isso, proporcionou-se aos entrevistados a possibilidade de realizar uma reflexão a respeito de sua prática. Através da análise das entrevistas, percebeu-se que a problemática demandada da instituição diverge da problemática encontrada na analise, tornando evidente a presença de uma ideia errônea entre os membros da instituição em relação às atividades supostamente corretas exercitadas por eles. A experiência permitiu conhecer a força do instituído em uma instituição e modificar a postura do analista dentro da mesma.
Métricas
Referências
BAREMBLITT, G. Compendio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 1996.
BONI, Valdete e QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. 2005.
CANO, Debora Staub; SAMPAIO, Izabela Tissot Antunes. O Método de observação na psicologia: Considerações sobre a produção científica. Interações em psicologia, 2007.
MARTINS, João Batista. A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. Psicol. estud., Maringá, v. 8, n. 2, p. 39-45, Dec. 2003. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000200005&lng=en&nrm=iso>. access on 24 Aug. 2016.
PEREIRA, William Cesar Castilho. Movimento institucionalista: principais abordagens. Estudos e pesquisa em psicologia. Abril de 2007.
ROSSI, André; PASSOS, Eduardo. Análise institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil. Rev. Epos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 156-181, jun. 2014. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-700X2014000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 24 ago. 2016.
sites).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.