Percursos Formativos no Campo da Extensão: obra cinematográfica como dispositivo para o diálogo
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1905Palabras clave:
atividade cinematográfica, Extensão universitária, universidadeResumen
Este trabalho faz a análise de uma atividade cinematográfica realizada no projeto de extensão Percursos Formativos no Campo da Extensão, proposto pelo Curso de Pedagogia, realizado no ano de 2017 na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão-RS-Brasil. A proposta da atividade foi feita pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural direcionado para os participantes de todos os cursos do Campus Jaguarão da UNIPAMPA e comunidade em geral. Os objetivos do projeto eram ampliar o contato e a prática da extensão universitária e com isso a inserção regional, para tanto foram convidados extensionistas de diferentes áreas. Neste trabalho analisamos a atividade por meio de trinta formulários de avaliação da atividade desenvolvida no projeto de extensão, pano de fundo e cenário dedicados à vivência dos participantes do projeto. Como discussões ressaltamos a proposta e a forma pedagógica instigante trazidas na atividade cinematográfica. Proporcionou-se olhar, escuta e interação no diálogo sobre o processo vivido pelos participantes de diferentes cursos. Como considerações finais destacamos que a atividade orientada pela arte do cinema possibilita abertura às inovações, tentativas de ampliação do leque para reflexões e observações da realidade e com isso problematizar tanto o dialogo proporcionado pela atividade cinematográfica. Que motivou o debate entre os participantes envolvidos no referido projeto quanto a reflexão acadêmica pautada no cinema.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.