A Educação Ambiental como tema interdisciplinar na EJA
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1313Resumen
Esse trabalho tem como objetivo apresentar um relato de parte do desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, que ocorreu ao término do curso de Especialização em Educação Ambiental na UFSM, em que será dado destaque à realização das oficinas desenvolvidas na escola, que teve como objetivo incentivar a Educação Ambiental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto interdisciplinar. Ao desenvolver as atividades na escola utilizou-se a pesquisa participante por meio do auxílio de duas oficinas, em que foi utilizado o tema gerador “Agrotóxicos” para desenvolver a Educação Ambiental. Participaram do estudo vinte e quatro discentes do 6º e 7º ano (etapa 3) e 8º e 9º ano (etapa 4) da EJA, do turno da noite e foram utilizados dois questionários semiestruturados como produção de dados. Os resultados da pesquisa, apontaram que os estudantes demonstraram não conhecer o termo Educação Ambiental, mas quando foi abordado assuntos relacionados aos aspectos do meio ambiente apresentaram um conhecimento prévio sobre os assuntos abordados nas oficinas e em contribuições na pesquisa. Mas, ao desenvolver a Educação Ambiental, percebeu-se pouco conhecimento e as conversas sobre o meio ambiente ocorrem em momentos específicos em sala de aula, denotando uma abordagem que foge à prática da interdisciplinaridade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.