Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1276Resumen
O presente artigo visa apresentar uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada em um Assentamento Rural da Reforma Agrária, no município de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi exploratória e para realizar a investigação utilizamos a aplicação de uma atividade de produção de relato no Google Drive, aplicativo disponível no Google. Este aplicativo foi utilizado visto que a pesquisa também tem o objetivo de aproximar os alunos das ferramentas tecnológicas no contexto educacional. A pesquisa busca apontar como os discentes percebem a escola a que pertenceram durante o Ensino Fundamental. Como fundamentação teórica nos baseamos nos estudos de Caldart (2002), Gritti (2003) e Santaella (2013), Santos (2012). Desta forma a pesquisa buscou entender, através da visão dos discentes, como se dá o processo de ensino e aprendizagem da escola do campo, bem como se estas têm acesso às tecnologias digitais no processo de ensino, visto que hoje elas fazem parte do cotidiano das pessoas. Destarte, entende-se a necessidade de utilizar as tecnologias digitais também para o ensino e aprendizagem dos alunos do campo, embora ainda existam inúmeras barreiras de acesso. Desta forma, percebeu-se a necessidade de uma proposta de ensino mais direcionada ao aluno do campo aliada ao uso das tecnologias digitais na proposta de ensino.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.