Justiça Restaurativa e Prisões: sobre uma política pública de prevenção e de enfrentamento da violência institucional
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1257Palabras clave:
Justiça Restaurativa, violência institucional, encarceramento em massa, ambiente prisionalResumen
Este trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa de mestrado, e tem como objetivo analisar em que medida a Justiça Restaurativa pode ser utilizada a partir de uma perspectiva de política pública de enfrentamento e de prevenção da violência institucional nas prisões. Para tanto, verifica as consequências causadas pelo encarceramento em massa no Brasil, tendo como foco as violações a direitos fundamentais ocasionadas pela própria instituição. Posteriormente, busca compreender os pressupostos e o conceito da Justiça Restaurativa, levando em consideração a Resolução nº 12/2002 da Organização das Nações Unidas. A partir daí, procura identificar qual a sua aplicabilidade na fase de execução da pena privativa de liberdade, classificando os modelos estabelecidos ao redor do mundo de acordo com o objetivo perseguido. Por fim, estuda de que forma a Justiça Restaurativa pode ser utilizada como ferramenta de enfrentamento e de prevenção à violência institucional no ambiente prisional, possibilitando uma filosofia penitenciária focada no diálogo e na redução da vulnerabilidade. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, através do procedimento de revisão bibliográfica-documental, para uma adequada descrição do fenômeno estudado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.