Estimulação Essencial/ Intervenção Comunicativa e Atendimento Individualizado para Pessoas Surdas com Múltiplas Deficiências e Surdocegueira: Relato de Experiências em uma escola para Surdos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1900Keywords:
Escola para Surdos, Relato de Prática, SurdocegueiraAbstract
O presente artigo parte de uma oficina apresentada na VI Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia “Juntos Por Uma Universidade Pública, Inclusiva e de Qualidade”, da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão/RS, 2019, e tem como objetivo fazer um breve relato sobre a criação da Escola de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser (escola para surdos), em Santa Maria/RS. Trata como surgiu a necessidade de se criar na escola as classes de Estimulação Essencial/ Intervenção Comunicativa e o Atendimento Individualizado para Pessoas Surdas com Múltiplas Deficiências, visando atender a demanda de alunos surdos que apresentavam outras deficiências associadas. Ao final, faz um relato da prática docente desenvolvida com uma aluna surdocega.
Palavras-chaves: Escola para Surdos. Relato de Prática. Surdocegueira.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.