Onirismo, infância e utopia na “Biografia” poética de Jorge de Lima, uma leitura do “Canto VIII”, de Invenção de Orfeu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i2.1792

Palavras-chave:

Leitura, Poesia Brasileira

Resumo

O Canto Oitavo, “Biografia”, é o maior Canto de Invenção de Orfeu, composto por apenas uma estância (em sextilhas decassílabas) retoma de maneira sintética tanto a imagética quanto a temática dos cantos anteriores. O Canto representa uma reflexão poética sobre a situação do homem desde a Queda até o Apocalipse e sua vitória final. Nele o onirismo, a infância e a imagem da ilha utópica recebem um caráter estruturante no poema. A biografia não é apenas a do poeta, abarca um sentido amplo da tradição poética, da infância como memória e criação e do desejo do encontro com uma utopia renovada, representações que podem ser consideradas o cerne de todo o épico de Jorge de Lima.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Marcos Dias Cavalcanti, Universidade Vale do Rio Verde

Graduado em Letras: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Literatura Brasileira da UNESP/Araraquara. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria Literária e Literatura Comparada, atuando principalmente nos estudos de poesia e prosa brasileira moderna e contemporânea.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix, 1973.

HUIZINGA. Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LIMA Jorge de. Obra Completa (Org. Afrânio Coutinho). Rio de Janeiro: Aguilar, 1958.

RAYMOND, Marcel. De Baudelaire ao surrealismo. São Paulo: EDUSP, 1997.

Downloads

Publicado

2021-10-09

Como Citar

Cavalcanti, L. M. D. (2021). Onirismo, infância e utopia na “Biografia” poética de Jorge de Lima, uma leitura do “Canto VIII”, de Invenção de Orfeu. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i2.1792

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo