Um Olhar sobre os Livros Escolares para o Ensino da Geografia no Rio Grande do Sul no Século XX
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1343Keywords:
Livros Escolares, Geografia, Rio Grande do Sul.Abstract
O presente texto apresenta uma pesquisa de doutorado realizada junto ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS, Brasil. Apresenta-se como objetivo central a investigação do tema geografia nos livros didáticos produzidos por autoras gaúchas, no estado do Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1940 e 1980. A escolha pelo recorte temporal justifica-se pela atuação do Centro de Pesquisa e Orientações Educacionais (CPOE), entre os anos de 1942 e 1970, no estado do Rio Grande do Sul. O CPOE teve um papel marcante nos rumos do ensino sul-rio-grandense orientando, fiscalizando e controlando projetos, práticas pedagógicas e a produção dos livros didáticos. Neste sentido, investigar a produção, a distribuição, e principalmente a utilização do livro didático de geografia nos permite não só entender a sistemática da política de produção e controle de livros didáticos no estado do Rio Grande do Sul, como também compreender as ideias a respeito do que a escola pretendia ensinar, possibilitando o conhecimento de concepções educativas que permearam as propostas pedagógicas deste período da história gaúcha. Considerando especificamente o tema geografia, a análise prévia dos conteúdos dos livros didáticos demonstra um direcionamento à Geografia Física ou Sistemática, com especializações tópicas (Geografia do Clima, Geografia do Relevo, Geografia da Geografia Econômica, etc.).
Metrics
References
ALVES, Antônio Maurício Medeiros. A matemática moderna no ensino primário (1960-1978): análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. Pelotas: UFPel, 2013. 320f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O conceito de “livros didáticos”. In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (org.). Livros escolares e de leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro Didático e Conhecimento Histórico: Uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 1993.
CHARTIER. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
CHOPPIN, Alain. História dos Livros e das Edições Didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, set./dez. 2004, p.549-566.
CHOPPIN. O historiador e o livro escolar. In: História da Educação (ASPHE - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação). FaE/UFPEL. Pelotas: 2002.
CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. O Livro Escolar como Fonte de Pesquisa em História da Educação. In: Cadernos Cedes, ano XIX, nº 52, Campinas, 2000, p.11-24.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LACOSTE, Yves. A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 4ª ed. Campinas: Papirus, 1997.
LAJOLO, Marisa. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Brasília, 1996.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A Formação da Leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1998.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990, p.535-549.
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli Elisa D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, Ruy. O que é Geografia. 14ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MUNAKATA, Kazumi. O Livro Didático: Alguns temas de pesquisa. In: Revista Brasileira de História e Educação. Campinas-SP, v. 12, n. 3, 2012.
PERES, Eliane. Aspectos da Produção Didática da Professora Cecy Cordeiro Thofhern. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da S.; MACIEL, Francisca Isabel (org.). História da Alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT, séc. XIX e XX). Belo Horizonte: Ceale/Fapemig, CNPq, UFMG/FAE, 2006b, p. 171-190.
PERES, Eliane. Produção de Cartilhas Escolares no Rio Grande do Sul entre as Décadas de 1950 e 1970: contribuições à história da alfabetização e das práticas escolares. ENDIPE, 14, 2008. Anais. Porto Alegre: PUCRS, 2008a, v. 1, p. 1-12.
PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. A constituição dos acervos do grupo de pesquisa história da alfabetização, leitura, escrita e dos livros escolares e sua contribuição para as investigações em educação. Hist. Educ. [Online]. Porto Alegre, 2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. (Org.) Para Ensinar e Aprender Geografia. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.
VESENTINI, José William. Geografia, Natureza e Sociedade. São Paulo: Contexto, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.