A Educação Ambiental como tema interdisciplinar na EJA
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1313Abstract
Esse trabalho tem como objetivo apresentar um relato de parte do desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, que ocorreu ao término do curso de Especialização em Educação Ambiental na UFSM, em que será dado destaque à realização das oficinas desenvolvidas na escola, que teve como objetivo incentivar a Educação Ambiental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto interdisciplinar. Ao desenvolver as atividades na escola utilizou-se a pesquisa participante por meio do auxílio de duas oficinas, em que foi utilizado o tema gerador “Agrotóxicos” para desenvolver a Educação Ambiental. Participaram do estudo vinte e quatro discentes do 6º e 7º ano (etapa 3) e 8º e 9º ano (etapa 4) da EJA, do turno da noite e foram utilizados dois questionários semiestruturados como produção de dados. Os resultados da pesquisa, apontaram que os estudantes demonstraram não conhecer o termo Educação Ambiental, mas quando foi abordado assuntos relacionados aos aspectos do meio ambiente apresentaram um conhecimento prévio sobre os assuntos abordados nas oficinas e em contribuições na pesquisa. Mas, ao desenvolver a Educação Ambiental, percebeu-se pouco conhecimento e as conversas sobre o meio ambiente ocorrem em momentos específicos em sala de aula, denotando uma abordagem que foge à prática da interdisciplinaridade.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.