Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1276Abstract
O presente artigo visa apresentar uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada em um Assentamento Rural da Reforma Agrária, no município de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi exploratória e para realizar a investigação utilizamos a aplicação de uma atividade de produção de relato no Google Drive, aplicativo disponível no Google. Este aplicativo foi utilizado visto que a pesquisa também tem o objetivo de aproximar os alunos das ferramentas tecnológicas no contexto educacional. A pesquisa busca apontar como os discentes percebem a escola a que pertenceram durante o Ensino Fundamental. Como fundamentação teórica nos baseamos nos estudos de Caldart (2002), Gritti (2003) e Santaella (2013), Santos (2012). Desta forma a pesquisa buscou entender, através da visão dos discentes, como se dá o processo de ensino e aprendizagem da escola do campo, bem como se estas têm acesso às tecnologias digitais no processo de ensino, visto que hoje elas fazem parte do cotidiano das pessoas. Destarte, entende-se a necessidade de utilizar as tecnologias digitais também para o ensino e aprendizagem dos alunos do campo, embora ainda existam inúmeras barreiras de acesso. Desta forma, percebeu-se a necessidade de uma proposta de ensino mais direcionada ao aluno do campo aliada ao uso das tecnologias digitais na proposta de ensino.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.