Educação de Jovens e Adultos em um Cenário de Mudança: entre a indignação e a esperança.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1336Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, educação Popular, Políticas Públicas, Esperança.Abstract
Este estudo traz um recorte da Dissertação “O Horizonte da Educação de Jovens e Adultos Enquanto Instrumento de Emancipação da Classe Trabalhadora: Reflexões sobre Educação Trabalho e Ensino Médio" tem como propósito dialogar sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA, como uma modalidade importante no que tange a democratização e o direito a educação. Ciente de que, nossa sociedade vem caminhando na contra marcha do combate as desigualdades sociais, principalmente no que se refere à oferta do ensino de EJA e as políticas de permanências. Neste sentido, buscamos fazer uma pesquisa sobre o cenário da EJA no município de Rio Grande e as políticas públicas estabelecidas. Ressaltamos que neste mesmo viés, faremos uma analise sobre as políticas desenvolvida pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul no campo educativo sobretudo, o da EJA. Ainda no que concerne esta modalidade, é fundamental dialogar sobre a resolução nº 343 de 11 de abril de 2018 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande Sul que trata da consolidação das normas relativas à oferta da EJA no sistema estadual de ensino como também, define providência para garantir o acesso e a permanências destes sujeitos com defasagem idade/série. Por fim, em uma sociedade classista e desigual, onde a educação institucionalizada possui sérios problemas recorrentes como a falta de investimentos, se faz necessário que nesses espaços os educadores e educadoras tenham a dimensão da importância que é articular uma educação com valores progressistas e humanitários.References
ARROYO. Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília:
UNESCO, MEC, RAAAB, 2006.
BARRETO, Sabrina das Neves. O processo de alfabetização na MOVA RS: narrativas e significados na vida das mulheres. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Fundação Universidade do Rio Grande, Rio Grande, 2005.
FREIRE, Paulo. Conscientização – teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraez, 1989.
______. Política e educação. [organização Ana Maria de Araujo Freire]. 2ªed. – São Paulo: Paz e Terra, 2015
______. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1ª Ed. – São Paulo: Paz e Terra, 2014.
______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22ª ed. – São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GADOTTI, Moacir. Educação Popular na América Latina Aspectos Históricos e Perspectivas. REXE – Revista de Estudios y Experiencias em Educación. UCSC, nº9, 2006.
_____. Educação popular, educação social, educação comunitária. Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Dialogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, 2012.Disponível:https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/viewFile/3909/2386
_____. Educação de Adultos Como direito. EJA em Debate, Florianópolis,Ano 2, n.2. jul. 2013
GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Trad.de Carlos Neto Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
KAEFER, Maria Terezinha. Da intenção a ação: avanços e retrocessos da educação de jovens e adultos na rede estadual do RS no período de 1999 a 2008. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
MIRANDA, Sicero Agostinho. Os saberes matemáticos no cotidiano dos Pescadores Artesanais das Comunidades Tradicionais de Pesca da Cidade de Rio Grande. 2014. Qualificação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, 2014.
PAIVA, Jane. Educação de jovens e adultos: direito, concepções e sentidos. Tese (doutorado), Universidade Federal Fluminense – Rio de Janeiro, 2005.
ZITKOSKI, Jaime José; MORIGI, Valter (org). Educação Popular e práticas emancipatórias: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (CORAG), 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.