Saberes e Fazeres da Formação Continuada: discursos dos professores de Matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1335Abstract
Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que integra o contexto da atual Educação Básica brasileira, conquista essa marcada por longo período de lutas políticas que buscaram demarcar a identidade da EJA. Considerando esse contexto e os avanços nas discussões envolvendo o processo formativo dos professores que atuam nessa modalidade, em especial os de Matemática, o presente estudo tem por objetivo identificar e analisar produções científicas que versam sobre a formação continuada de professores de Matemática que atuam na EJA. O corpus da pesquisa são teses e dissertações concluídas no período de 2000 a 2017, divulgadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para isso, adotou-se como procedimento metodológico a abordagem qualitativa por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, tendo como questionamento desencadeador: “Quais os saberes e fazeres da formação continuada que estão emergindo nos discursos dos professores de Matemática que atuam na EJA?” com suporte metodológico na Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). Como resultados iniciais, foram encontrados 208 trabalhos no Catálogo da CAPES e 33 no BDTD. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 19 trabalhos que atenderam ao questionamento. Após a análise das produções a luz da ATD, obteve-se dois textos sendo, “INÉDITO VIÁVEL: emoções e sentimentos que acompanham o fazer docente na EJA” e “PROCESSO FORMATIVO NA EJA: entrelugares de múltiplos saberes e relações”. Os textos interpretativos sintetizam as compreensões emergentes.
References
ARROYO, Miguel. Formar educadores e educadoras de jovens e adultos. In SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores da Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica / SECAD / MEC / UNESCO, T., 2006.
AZEVEDO, VERA LÚCIA ANTONIO. Emoções e sentimentos na atuação docente: um estudo com professores de matemática na educação de jovens e adultos'. Doutorado em EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO) Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo, 2009 120 f.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em novembro de 2018.
______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CEB11/2000, de 7 de junho de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos.
_______. Parecer CNE/CP n. 09/2001, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Conselho nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em junho de 2018.
BARRETO, Sabrina das Neves. Aprender a ser educador da Educação de Jovens e Adultos nos ambientes onde transitam: olhar de uma educadora ambiental. 2013.143f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Programa de Pós graduação Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, 2013.
BRUNELLI, Osineia Albina. Concepções de EJA, de ensino e de aprendizagem de Matemática de Formadores de Professores e suas implicações na oferta de Formação Continuada para Docentes Matemáticos. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, CUIABÁ, 2012. 288 f.
COSME, Gerliane Martins. Da formação no curso de licenciatura em Matemática de São Mateus/ES ao profissional da educação de jovens e adultos. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: Universidade Federal Do Espírito Santo, Vitória, 2009 199 f.
FAZENDA, Ivani Catarina. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2001.
FISCHER,Nilton Bueno; LOUSADA, Vinícius Lima. Saber (erudito/saber popular/saber de experiência). STRECK, Danilo Rome; EUCLIDES, Redin; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, 422 – 423.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Inédito Viável. In: STRECK, Danilo Rome; EUCLIDES, Redin; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018a. 263-265.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GILS, André Luiz. Contribuições Da Etnomatemática Para A Educação De Jovens E Adultos - Eja E Para A Formação De Professores.' Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010 171 f.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GÓES, Moacir de. Coletivo. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIM, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
Lopes, Lailson dos Reis Pereira. Formação Do Professor De Matemática "Para" E "Na" Eja-Educaçao De Jovens E Adultos' Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DE UBERABA, Uberaba, 2009 172 f.
LUZ, Vanessa Silva d. Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos: diálogos de uma prática educativa voltada para o social. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciências). Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências: química da vida e saúde, Rio Grande / RS, 2016. 121p.
MACHADO, Maria Margarida. O professor. In: HADDAD, S (Coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2002. p. 25-45.
MAMONA, Sara Soares Costa. Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre a modalidade na formação inicial de professores de matemática da uefs.' Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: Universidade Estadual De Feira De Santana, Feira de Santana, 2017 155 f.
MEDRADO, Jackelyne De Souza. Os saberes docentes elaborados na formação inicial e a prática do professor de Matemática no contexto da EJA à luz da concepção freireana' Mestrado em Educação Em Ciências E Matemática Instituição de Ensino: Universidade Federal De Goiás, Goiânia, 2014.
MELO, Rayane De Jesus Santos. EJA nas licenciaturas em matemática de São Luís (MA): os discursos sobre a estrutura curricular'. Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Instituição de Ensino: Universidade Federal Do Maranhão, São Luís, 2017 175 f.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social:teoria, método e criatividade. 33.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2011.
OLIVEIRA, Maria da Gloria Medici de. Os saberes docentes na perspectiva da educação matemática crítica vitória' 09/08/2013 144 f. Mestrado Profissional em Educação Em Ciências e Matemática Instituição de Ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória.
PEGGION, Penelope Priscila. Educação escolar de jovens e adultos e educação matemática: desafios para a formação de professores'. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade De São Paulo, São Paulo, 01/10/2006 89 f .
SAMPAIO, Rosana. F., MANCINI, Marisa. C. Estudos de Revisão Sistemática: Um Guia Para Síntese Criteriosa Da Evidência Científica. Revista brasileira de fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p.83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100013Scielo>. Acesso em 10 de dezembro de 2018.
SARAÇOL, Paulo Valério. A Potencialidade do PROEJA: histórias dos estudantes evadidos do IFRS campus Rio Grande. 2014. 289 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
SCHNEIDER, Sonia Maria. A Consideração De Dilemas Práticos Para A Formação De Professores Em Educação Matemática De Jovens E Adultos.' Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005 100 f.
SILVA, Jeane Do Socorro Costa Da. Práticas de formação da EJA: as vozes entrecruzadas de professores de matemática e de licenciandos no estágio supervisionado'. Doutorado em Educação Matemática Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo, 2014 296 f.
Silva, Kleber William Alves da. A educação de jovens e adultos na formação de professores de matemática: expectativas e desafios' 01/04/2012 231 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, São Paulo Biblioteca Depositária: FEUSP.
SILVA, Ranusia Pereira. Formação de professores para a educação básica de jovens e adultos: aproximações, teoria e prática'. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE TIRADENTES, Aracaju, 2016 275 f.
SILVA, Tacio Vitaliano da. Formação docente e conhecimento profissional: desafios para o ensino da matemática na eja'. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte, Natal, 2013 245 f.
SILVEIRA, Alexis. Prática docente em matemática no ensino médio da eja: um estudo de caso no município de cabo frio - RJ'. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013 198 f.
SOARES, Leôncio. Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
_____. Uma história da alfabetização de adultos no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. Histórias e Memórias da Educação no Brasil,Vol. III:Século XX.Petrópolis (RJ): Vozes, 2005.
UNESCO. V Conferencia internacional de Educação de Adultos. Educação de Adultos. Declaração de Hamburgo. Alemanha, 1995. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000116114_por>.
VENTURA, Jaqueline Pereira. Educação de jovens e adultos ou educação da classe trabalhadora? Concepções em disputa na contemporaneidade brasileira. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008. 302 f.
VERGETTI, Nubia. Professores de Matemática: como concebem o ensino na eja?' mestrado em educação Instituição de Ensino: Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011 142 f.
THEES, Andrea Vieira. Estudo com professores de matemática de jovens e adultos sobre suas práticas profissionais'. Mestrado em educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITERÓI, 2012 202 f .
XAVIER, Gisele Pereira De Oliveira. Formação continuada para EJA: análise de interações docentes em matemática em um fórum de discussão'. Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos E Demandas Populares Instituição de Ensino: Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, Seropédica , 2016 , 91 f .
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.