As primeiras fábricas de compotas de pêssego na área rural de Pelotas: ensinando e aprendendo nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1290Keywords:
Ciências Humanas, culturaAbstract
O texto apresenta e discute um projeto de ensino para os anos iniciais elaborado na disciplina Ensino, Aprendizagem, Conhecimento e Escolarização V do Curso de Pedagogia da UFPel. O objetivo é despertar nas crianças o interesse por conhecer aspectos da História e da Geografia do município de Pelotas, bem como desenvolver a capacidade de investigação histórica (COOPER, 2006). Foi desenvolvido por meio de estudos sobre a produção de compotas de pêssego na área rural de Pelotas de 1950 a 1970 (BACH, 2010; BACH e VIEIRA, 2014), ou seja, sobre o que as primeiras fábricas de compotas de pêssegos representaram para as famílias, os ganhos econômicos que trouxeram para a cidade, onde estavam localizadas, como funcionavam e os benefícios e malefícios ao meio ambiente. Posteriormente, a partir dos estudos feitos, foi pensado em como o assunto poderia ser trabalhado com as crianças dos anos iniciais. Entendemos que no processo são potencializados conhecimentos na área da História, verificando as mudanças e permanências através do tempo; da Geografia, questionando o impacto na organização do espaço rural e no meio ambiente; e da Cultura, proporcionando aos alunos reflexões sobre as mudanças de vocabulário, vestimentas e formas de lazer dos sujeitos envolvidos. O projeto de ensino permitiu discutir diversas possibilidades pedagógicas para a área das ciências humanas nos anos iniciais, ampliando nossa compreensão sobre esta fase da escolarização, sobre questões que não constam nos livros didáticos e sobre a importância da formação inicial de professores.
References
BACH, A. N. O patrimônio industrial rural: as fábricas de compotas de pêssego em Pelotas – 1950 a 1970. Revista Memória em Rede, vol. 02, n. 2, p.72-80, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Memoria/article/view/9561. Acesso em Acesso em: 25 agosto 2018. (Artigo em Periódico Digital)
CARLOS, L. C. Os anos iniciais como espaço e tempo de ensinar e aprender as ciências humanas. In: CARLOS, L. C. (Org.) Ciência Humanas no Ensino Fundamental: reflexões, iniciativas e propostas. Pelotas: Ed. UFPel, 2015. p. 49-58. (Capítulo de Livro)
COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar, Curitiba, Especial, p. 171-190, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/download/5541/4055. Acesso em: 10 de agosto de 2018. (Artigo em Periódico Digital)
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.