A aprendizagem através do Funk nas medidas socioeducativas: Relato de experiência realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Santa Maria/RS

Authors

  • Alícia de Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria
  • Jane Schumacher Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1258

Keywords:

Cultura, Educação Emancipadora, Funk, Juventude, Medidas Socioeducativas.

Abstract

O Funk é uma das maiores expressões culturais dos estilos de vida e realidade da juventude das periferias brasileiras. Esta juventude na maioria das vezes enfrenta realidades de vulnerabilidade social e violência, o que muitas vezes contribui para o envolvimento desses jovens com o crime. Este artigo discorre sobre o estudo do Funk como processo emancipatório nas medidas socioeducativas do CASE-Santa Maria/RS, e tem como objetivos compreender a importância do Funk como ferramenta de aprendizagem, entender os processos de expressão cultural, política e social dos jovens e contribuir para a eficácia das medidas socioeducativas. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, utilizando Método de Abordagem Dialético, e como técnica a observação participante através das oficinas do Projeto Leitura, Ação: Dramatização, realizadas no ano de 2018 com jovens em medidas socioeducativa no CASE Santa Maria/RS, no âmbito do convênio entre Universidade Federal de Santa Maria, Ministério Público Estadual e Fundação de Atendimento Socioeducativo. Os resultados observados no desenvolvimento das oficinas foram de reconhecimento dos jovens como sujeitos políticos e sociais e protagonistas da sua história, melhora dos níveis de leitura e construção do conhecimento e reconhecimento do Funk como expressão cultural das suas realidades.

Author Biographies

  • Alícia de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jane Schumacher, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Doutora do Centro de Educação do Departamento de Metodologia do Ensino  trabalha com componentes curriculares de Estágios Supervisionados nos Anos Iniciais  e Coordena o Projeto de Apoio Pedagógico a Crianças com Câncer do Centro de Tratamento das Crianças e Adolescentes HUSM atualmente Coordenadora do Curso de  Licenciatura Plena Pedagogia Diurno. 

References

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República. 5 de outubro de 1988. Brasília, DF

FASE. Dados estatísticos. 2018 Disponível em < http://www.fase.rs.gov.br/wp/dados_estatisticos/> Acesso em 12 de dezembro de 2018

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Editora Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo; BETTTO, Frei. Essa Escola Chamada Vida: Depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. 9 ed. São Paulo: Editora Ática, 1998. 95 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 39ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HEIN, A. Factores de riesgo y deincuencia juvenil: revision de la literatura nacional e internacional. Santiago. Fundação Paz e Cidadania. Acesso: 15 dez. 2018. Disponível em <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/34713405/FACTORES_DE_RIESGO_DE_LA_DELINCUENCIA_JUVENIL Factores_de_riesgo_y_deincuencia_juvenil.pdf.> Acesso em 08 de Janeiro de 2018

LAIGNIER, Pablo. Do funk fluminense ao funk nacional: o grito comunicacional das favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. 2013. Tese (Programa de Pós-graduação em Comunicação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

MARTINS, J. B. Observação Participante: uma abordagem metodológica para a Psicologia Escolar. Seminário Ciências Sociais / Humana. 1996.

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5. ed. 2. São Paulo: Atlas, 2008.

PAPALIA, E. D; OLDS, W. S. Desenvolvimento Humano. 7 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

ROLIM, Marcos. A formação de jovens violentos: para uma etiologia da disposicionalidade violenta. 2014. Tese (Programa de Pós-graduação em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

TORRES, R. M. Educação Popular, um encontro com Paulo Freire. São Paulo. Edições Loyola, 1987.

VOLPI, Mário (org.). O adolescente e o ato infracional. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Published

2019-05-05

Issue

Section

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar

How to Cite

A aprendizagem através do Funk nas medidas socioeducativas: Relato de experiência realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Santa Maria/RS. (2019). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1258