A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1224Keywords:
Dificuldades. Matemática. ProfessoresAbstract
Este estudo discute sobre o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como intencionalidade responder a seguinte indagação: Como os professores de Matemática de 6º ao 9º ano consideram a prendizagem ou as dificuldades dos alunos? Para dar conta de tal questão, usamos um questionário com oito professores de Matemática da rede municipal de ensino de Jaguarão/RS. As respostas dos questionários foram digitadas, organizadas em um quadro com todas as respostas e depois fizemos um recorte, considerando três questões relativas a percepção dos professores em relação as dificuldades dos alunos e como as mesmas são identificadas. As análises foram organizadas a partir dos seguintes referenciais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Sadovsky (2010), Arlo e Skvsmose (2010) e Skovsmose (2001). O estudo aponta para as dificuldades trazidas dos anos iniciais, especialmente dos conceitos básicos (operações multiplicação e divisão) e tabuada, e, ainda, o elevado desinteresse dos alunos nas situações de ensino. Conclui-se que as dificuldades dos alunos, de acordo com os professores, estão centradas no bloco de conteúdos Números e Operações, com isso há a necessidade de propor outros modos de ensinar Matemática, na perspectiva de envolver os alunos para que realizem aprendizagens.
References
ALRO, Helle; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: Primeiro e Segundo ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: SEF/MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999
SADOVSKY, Patrícia. O ensino de matemática hoje. Enfoques, sentidos e desafios. 1.ed. São Paulo: Ática, 2007.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001, Coleção Perspectivas em Educação Matemática, SBEM,
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.