O diálogo entre literatura e educação ambiental

Autores

  • Vera Maria Hoffmann Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.968

Palavras-chave:

Ciências Humanas, literatura, artes

Resumo

Este artigo originou-se a partir de minha práxis enquanto educadora ambiental, mediadora de leitura e contadora de histórias. O relato aqui feito é uma síntese de dez anos, desenvolvendo projetos de incentivo a leitura literária e promovendo o diálogo amoroso entre, Literatura e Educação Ambiental. As práticas referidas aconteceram em diferentes espaços, na educação formal e não formal. Buscarei reconhecer alguns pontos de tangência entre as obras analisadas. Da educação formal, trarei uma síntese da trajetória percorrida no município de São Leopoldo – RS, e descreverei o projeto em desenvolvimento na E.M.E.F. Paul Harris. As ideias de Paulo Freire; Carlos Rodrigues Brandão; Frederico B. Loureiro; Philippe P. Layrargues; Rachel Trajber; Luiz Antônio Ferraro e Manoel de Barros tecerão a rede teórica que sustentará a prática aqui apresentada.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Maria Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Vera Maria Hoffmann (06.08.1952), natural de Novo Hamburgo – RS,  é graduada em Pedagogia (2003) pela UNISINOS – RS; pós-graduada em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG – RS/Brasil. Professora da Rede Municipal de São Leopoldo, em 2009 recebeu o prêmio Paulo Freire Mestre Cidadão, com o projeto “Hora do Conto: Sacola Ambulante”. Autora do livro “Biblioteca escolar como agente de transformação do ambiente: uma proposta de educação ambiental para comunidades em situação de vulnerabilidade social”, que teve origem no curso de especialização e, foi publicado por NEA – Novas Edições Acadêmicas –Saarbrücken, Deutschland, em 2013.  Em fevereiro 2014, apresentou o projeto que deu origem ao livro, no 9º Congresso Internacional de Educação Superior Universidad 2014“Por una universidand socialmente responsable”, Havana. Desenvolve oficinas de formação para professores e mediadores de leitura e atua como Contadora de Histórias e Mediadora de Leitura, em Feiras de Livros, Escolas, Hospitais, Asilos e Eventos Culturais.

Referências

BARROS, M. de. Arranjos para assobio. 4. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

_________. Poemas rupestres. Rio de Janeiro: Record, 2004.

_________. Tratado geral das grandezas do ínfimo. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

CORNELL, J. A alegria de aprender com a natureza: atividades na natureza para todas as idades. São Paulo: Melhoramentos/SENAC, 1997. 186p.

CUNHA, Leo; NEVES, André. Um dia, um rio. São Paulo: Ed. Pulo do Gato, 2016.

DIAS, Christina. PATERNO, Semíramis. Instruções para construir uma flor. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80p.

_______________. À Sombra desta Mangueira. São Paulo. Olho d’água, 1995.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In LAYRARGUES, Philippe Pomier (org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004.

MELO NETO, J. C. de - A educação pela pedra. In: Poesias Completas. Rio de Janeiro, Ed. Sabiá, 1968.

MONTEIRO, Fábio; NEGRO, Maurício. Sertão. São Paulo: Paulinas, 2016.

NEVES, André. A Caligrafia de Dona Sofia. São Paulo: Paulinas, 2007.

_______. Um pé de vento. Porto Alegre: Ed. Projeto, 2007.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

TRAJBER, Rachel. Educomunicação para coletivos educadores. In: FERRARO, Luiz Antônio (org.) Encontros e Caminhos: formação de educadores (as) ambientais e coletivos educadores. Brasília: 2005.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades Aprendentes. In: JR, Luiz Antônio (org.). "Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores", 2005.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo.. Teoria Crítica. In: JR, Luiz Antônio (org.). "Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores". Brasília: MMA, 2005, Vol.1.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Hoffmann, V. M. (2018). O diálogo entre literatura e educação ambiental. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.968

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)