Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente

Autores

  • Josinara Silva Costa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • André Luis Nascimento de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Neuma Teixeira dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.963

Resumo

Os conceitos preservação e conservação ambiental historicamente têm sido utilizadas como iguais ou sinônimas. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo conhecer como alunos do quinto ano do ensino fundamental significam preservação e conservação antes e depois do desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: aplicação de questionário antes da realização das atividades; realização de dinâmica para conceituar de forma lúdica os conceitos trabalhados e narrativas de histórias sobre preservação e conservação para que os alunos respondessem qual conceito se aplicava. Os questionários mostraram que os alunos conceituavam os termos como semelhantes e após a realização das dinâmicas, a maioria conseguiu diferenciar os termos, mostrando o papel fundamental da educação ambiental na construção de cidadãos mais conscientes quanto às questões ligadas ao meio ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josinara Silva Costa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis e  integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental, na Universidade Federal Rural da Amazônia.

André Luis Nascimento de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis e  integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental, na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Neuma Teixeira dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Costa, J. S., Oliveira, A. L. N. de, & Santos, N. T. dos. (2018). Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.963

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)