Processos interdisciplinares para a releitura da condição salarial como questão social: analytical research da sociologia do trabalho na obra de Robert Castel
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i1.882Palavras-chave:
Capitalismo, Condição salarial, Interdisciplinar, Trabalho.Resumo
Este trabalho visa retornar às análises prescritas por Robert Castel, sobre a condição salarial. O autor tem como proposição central compreender as dinâmicas complexas e mutáveis que envolvem a condição salarial dos indivíduos, por assim dizer, que se contextualizaram ao longo da consolidação do capitalismo. Nessa perspectiva, assim como é desenvolvido em sua obra, dedica-se aqui em fazer um recorte de cunho interdisciplinar, tão necessário nos contextos atuais. Levando-se em consideração que a vivência da sociedade europeia se assemelha às distintas sociedades de base capitalista pelo mundo – com o cenário nada agradável de aumento considerável do desemprego, precarização da condição trabalhista, desigualdades sociais, marginalização, que perduram nos dias atuais.
Referências
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução de Iraci D. Poleti. 7. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
DOMINGUES, Ivan. Em busca do método. In: DOMINGUES, Ivan. (Org.). Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio: Imago Editora Ltda., 1976. 220 p.
LIBÂNEO, José Carlos. Os métodos de ensino. São Paulo: Cortez, 1994.
SALDANHA, Arthur; SILVA, Greiciele Soares da. Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na educação. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. V. 03, nº 01, jan/abr., 2017, p. 05-16.
SCHERER-WARREN, Ilse. Manifestações de rua no Brasil 2013: encontros e desencontros na política. Caderno CRH, Salvador, v. 27, n. 71, p. 417-429, maio/ago. 2014.
SIMMEL, Georg. Soziologie, Leipzig: Duncker & Humblot, 1908.
WEIL, Pierre. Rumo à nova transdisciplinaridade. São Paulo: Summus, 1993, 175p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.