Processos interdisciplinares para a releitura da condição salarial como questão social: analytical research da sociologia do trabalho na obra de Robert Castel

Autores

  • Arthur Saldanha dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i1.882

Palavras-chave:

Capitalismo, Condição salarial, Interdisciplinar, Trabalho.

Resumo

Este trabalho visa retornar às análises prescritas por Robert Castel, sobre a condição salarial.  O autor tem como proposição central compreender as dinâmicas complexas e mutáveis que envolvem a condição salarial dos indivíduos, por assim dizer, que se contextualizaram ao longo da consolidação do capitalismo. Nessa perspectiva, assim como é desenvolvido em sua obra, dedica-se aqui em fazer um recorte de cunho interdisciplinar, tão necessário nos contextos atuais. Levando-se em consideração que a vivência da sociedade europeia se assemelha às distintas sociedades de base capitalista pelo mundo – com o cenário nada agradável de aumento considerável do desemprego, precarização da condição trabalhista, desigualdades sociais, marginalização, que perduram nos dias atuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arthur Saldanha dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Bolsista pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior - CAPES). Mestre pelo Curso Associado entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) em Sociedade, Ambiente e Território ( PPG-SAT). Bacharel em Humanidades pela Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).Tem interesse, principalmente, nas linhas de estudos que estão centradas nas Juventudes Rurais, Agricultura Familiar, Redes Sociais, Trabalho e Migração - temáticas que envolvem também o mundo rural.

Referências

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução de Iraci D. Poleti. 7. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DOMINGUES, Ivan. Em busca do método. In: DOMINGUES, Ivan. (Org.). Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio: Imago Editora Ltda., 1976. 220 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Os métodos de ensino. São Paulo: Cortez, 1994.

SALDANHA, Arthur; SILVA, Greiciele Soares da. Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na educação. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. V. 03, nº 01, jan/abr., 2017, p. 05-16.

SCHERER-WARREN, Ilse. Manifestações de rua no Brasil 2013: encontros e desencontros na política. Caderno CRH, Salvador, v. 27, n. 71, p. 417-429, maio/ago. 2014.

SIMMEL, Georg. Soziologie, Leipzig: Duncker & Humblot, 1908.

WEIL, Pierre. Rumo à nova transdisciplinaridade. São Paulo: Summus, 1993, 175p.

Downloads

Publicado

2018-10-19

Como Citar

dos Santos, A. S. (2018). Processos interdisciplinares para a releitura da condição salarial como questão social: analytical research da sociologia do trabalho na obra de Robert Castel. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v4i1.882

Edição

Seção

Resenhas