“Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa de Cenas”: encenação em processo colaborativo de criação teatral
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.406Palavras-chave:
cultura, artesResumo
Este artigo apresenta as bases de uma pesquisa que visa desenvolver possibilidades metodológicas para a pedagogia da cena contemporânea. Realizar prática teatral, através de laboratório de composição, para investigar possibilidades de criação em grupo, a partir da prática da direção rotativa de cenas é o principal objetivo da pesquisa, ainda em andamento. O estudo teórico das características da cena contemporânea, aliado à prática de composição em laboratório, permitirá definir aspectos da postura do professor de teatro que atua enquanto encenador e condutor de um processo colaborativo de criação. O Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa é conduzido por duas professoras do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, cada uma com um enfoque de pesquisa distinto, porém complementares na prática artística em questão. Sendo que uma pesquisa tem foco em questões que envolvem a dramaturgia e a outra tem foco nas questões da encenação, especificamente, a partir do projeto de Pesquisa intitulado Composição de cenas e condução de grupo em processo colaborativo de criação teatral no "laboratório de dramaturgismo e diração rotativa de cenas. Para apresentar elementos conceituais e artísticos da referida pesquisa em andamento a autora abordará também o estudo e a prática realizados no projeto Jogatina: jogo de aprendizagem, teatro pós-dramático e suas contribuições para a pedagogia do teatro, que antecedeu à investigação em questão. A ideia de Direção Rotativa de Cenas em um Processo Colaborativo de Criação em Teatro e seu desenvolvimento é o que norteia a pesquisa em andamento aqui apresentada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.