Subprojeto Interdisciplinar no Pibid Letras e História
DOI:
https://doi.org/10.23899/yd7qc491Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, PIBID, Linguagens, Memória, Diversidade.Resumo
Este artigo tem por objetivo principal apresentar uma proposta pedagógica de natureza interdisciplinar entre os cursos de Letras Português, Letras Espanhol e História implementada em três escolas parceiras do PIBID e ocorrida no período de março a novembro de 2023. Além da apresentação, discutimos as bases teóricas e aplicadas que orientaram a proposta, a qual teve como eixo central os temas: linguagens, memória e diversidade. Para tanto, oficinas foram planejadas e executadas pelos pibidianos para alunos do ensino fundamental e médio da cidade de Jaguarão (RS). A proposta de ensino, inserida no subprojeto do PIBID, teve como objetivo oportunizar o (re) conhecimento e valorização das diversas identidades sócio/cultural/linguísticas pertencentes ao espaço fronteiriço Brasil e Uruguai. O trabalho pelo viés teórico e metodológico da interdisciplinaridade foi desafiador para o grupo de coordenadores de área, professores supervisores e pibidianos, os quais têm em sua formação e também atuação vivências com o trabalho tradicionalmente disciplinar. Contudo, a ousadia para romper com essa tradição permitiu vivenciar e adquirir muitas aprendizagens significativas que foram compartilhadas entre todos os atores envolvidos ao longo da proposta.
Referências
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação básica, disciplina a atuação da coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2009.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 14 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. Congresso Nacional, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 1996. Brasília, Senado, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/MEC,2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/Apresentação.pdf> Acesso em: 10 jun. 2019.
FAZENDA, Ivani. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In:
FAZENDA, Ivani. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 11-20.
FORPIBID. Carta de Fortaleza: Educação é resistência. Fortaleza, CE, 2018. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/201812/13092219-carta-de-fortaleza-enalic.pdf. Acesso em 20 de set. de 2023.
MORAN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n.166 out/dez. Fundação Carlos Chagas: São Paulo, 2017. p. 1106-1133.
THIESEN, da Silva Juares. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 39 set/dez, p. 545-554, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ida Maria Morales Marins, Érika da Silva Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.