Entre a Corte e os surdos: uma revisão bibliográfica da política para a educação dos sujeitos surdos no Brasil Império (século XIX)
DOI:
https://doi.org/10.23899/65340g92Palavras-chave:
História da EducaçãoResumo
O presente trabalho tem por objetivo expor uma pequena revisão bibliográfica apontando pesquisas que tenham tido como objeto de estudo o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos. O Imperial Instituto dos Surdos-Mudos foi a primeira instituição fundado no Brasil com o subsídio do Estado para atender sujeitos com surdez (Siems- Marcondez, 2013). Para tanto, a pesquisa bibliográfica foi baseada nos estudos de Andrade (2010) e Pradonov e Freitas (2013). A partir dos trabalhos apresentados, a análise evidenciou que a temática da História da Educação dos Surdos e a história do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos tem recebido o olhar atento de alguns pesquisadores, mas que essas ações continuam tímidas, necessitando, ainda, de outras pesquisas que possam auxiliar no preenchimento das lacunas que ainda possam existir.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
BENTES, José Anchieta de Oliveira; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato. Normalidade, diversidade e alteridade na história do Instituto Nacional de Surdos. Revista Brasileira de Educação, 2016.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da Ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Rejane Fontes de. Educação Inclusiva & Educação Especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 32. Santa Maria, 2007.
LIMA, Carlos Roberto de Oliveira. Influências de D. Pedro II sobre a educação de surdos no Brasil: uma visão foucaultiana. IV CINTEDI: Congresso Internacional de Educação Inclusiva. João Pessoa, 2021.
KNAPIK, Danilo da Silva. Contexto Socioeducacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856-1868): o protagonismo dos estudantes surdos. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (Tese). Curitiba, 2022.
LESSA, Tainah Fernandes Teixeira. O ordenamento e a educação dos sentidos e das sensibilidades do cidadão do império: Mariana (MG). In: NOGUEIRA, Vera Lúcia (Organizadora). Estado, Política e Educação no contexto sociocultural oitocentista. São Carlos: De Castro, 2022.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. O Império e as primeiras tentativas de organização da educação nacional (1822-1889). HISTEDBR - Faculdade de Educação Unicamp. Campinas, 2006.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Editora Feevale. Novo Hamburgo, 2013.
ROCHA, Solange Maria. Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da História da Educação de Surdos: um olhar para o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Tese). Rio de Janeiro, 2009.
SANTOS, Angélica Niero Mendes; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de surdos no século XIX e a circulação da língua de sinais no Imperial Instituto de Surdos-Mudos. Educação em Revista. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2021.
SANTOS, Silvana da S. N. Perrut. Civilidade e Instrução no Brasil Oitocentista: Projeto Nacional e o Imperial Instituto dos Surdos Mudos no Município da Corte entre 1855 a 1870. XIII Encontro de História da Anpuh-Rio: Identidades. Rio de Janeiro, 2008.
SANTOS, Mario Cesar dos. História Organizacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES): contribuições do seu modelo de gestão para organizações públicas de ensino. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio (Dissertação). Duque de Caxias, 2021.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SIEMS-MERCONDES, Maria Edith Romano. Educação especial em Roraima: história, política e memória. São Carlos, UFSCar, 2013.
SILVA, Gilson Lopes da; PAIVA, Marlúcia Menezes. Políticas e métodos de alfabetização nas escolas de primeiras letras da cidade de Assú/RN (1829-1908). Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Unisul, Tubarão, 2017.
SOFIATO, Cássia Geciauskas; CARVALHO, Paulo Vaz de. A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus. Revista Educação em Questão. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2021.
XAVIER, Maria Elizabete S. Prado. Poder político e educação de elite. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Weliton Kuster, Patrícia Weiduschadt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.