Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.261Palavras-chave:
escola, experiência, gestão, passividade, psicologiaResumo
Este artigo trata-se do relato de experiência sobre um trabalho de estágio desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o qual consiste em abordagem com professores e alunos de uma escola pública de ensino fundamental. O objetivo foi proporcionar discussões para a qualificação das relações do professor com seus pares e com a profissão. Participaram das reuniões cerca de 15 professores de maio à julho de 2016. Paralelamente, no mesmo período, 20 alunos do 9° ano participaram de encontros de atualização dos significados das atuações institucionais em ambiente escolar. A partir da ótica psicológica de Martinez, Lück, entre outros, foram elaboradas práticas que corroboraram a movimentação institucional para a elaboração de estratégias de participação ativa dos membros da gestão, coordenação e professores na rotina escolar. Os encontros e reuniões tiveram a participação da gestão, que ao final do estágio tomou postura ativa na condução participativa dos problemas institucionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.