Políticas neoliberais e neoconservadoras e reformas curriculares na educação profissional brasileira

Autores

  • Cristiano Rodrigues da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Dulce Mari da Silva Voss Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.23899/hx7q9316

Palavras-chave:

Educação Profissional, Reformas Curriculares, Neoliberalismo, neoconservadorismo

Resumo

Este estudo teórico tem foco nas reformas curriculares da educação profissional brasileira sob influência das políticas neoliberais associada à expansão do neoconservadorismo no contexto mundial atual. Objetiva-se discutir as influências das políticas neoliberais e neoconservadoras na educação profissional brasileira, com vistas a entender a relação entre os interesses econômicos e políticos em jogo no cenário global e nacional e as mudanças na legislação nacional referente à oferta e organização dos cursos profissionalizantes. O estudo foi feito com base em uma pesquisa bibliográfica de revisão da literatura, mediante descrição e análise de 11 teses e 6 dissertações, produzidas no período de 2013 a 2023, as quais foram mapeadas no Repositório da CAPES. Entende-se que o neoliberalismo associado ao neoconservadorismo se desdobra na produção de uma agenda de reformas nas políticas educacionais contemporâneas. Políticas educacionais neoliberais e neoconservadoras estão comprometidas com o avanço do capitalismo pela lógica empresarial que prioriza a competitividade, o produtivismo, o empreendedorismo, a eficácia e eficiência em termos de resultados. Sob essa lógica, a associação ao pensamento neoconservador se traduz no entendimento de que as desigualdades sociais são naturalizadas, considerando-se que o êxito ou o fracasso de cada indivíduo não são causados pelas condições materiais de existência geradas pela distribuição desigual da riqueza e as injustiças sociais, mas sim resultado dos esforços empreendidos pelos sujeitos em sua formação e carreira. A liberdade de escolha é o princípio que fortalece o caráter meritocrático da profissionalização, estimulando o sujeito empreendedor de si a responder pelo seu sucesso ou fracasso.

Biografia do Autor

  • Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Doutora em Educação (2012), Mestra em Educação (1998), Especialista em Educação (1992) e Graduada em Estudos Sociais com Habilitação em História (1986). Em 2023, Realizou Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sob supervisão do professor Dr. Jefferson Mainardes, no qual desenvolveu a pesquisa "POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO NA CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DO NEOCONSERVADORISMO". Sua experiência na docência na Educação Básica perdurou de 1987 a 2002, período em que atuou em todos os níveis do ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em escolas públicas municipais e estaduais do RS. Ingressou na carreira docente na Educação Superior em 1999 em universidades comunitárias do RS (UNISC e UNIVATES). De 2006 até o presente, atua como docente associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus Bagé - RS) na área da Educação nos Cursos de Graduação - Licenciaturas, onde, também, foi idealizadora e proponente do Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural, exercendo a função de coordenadora de curso de 2014 a 2017 e em 2019. Na UNIPAMPA/Campus Bagé. A partir de 2017 tornou-se docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Mestrado Acadêmico (de 2017 em diante) e Doutorado Acadêmico ( a contar de 2025). Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Philos Sophias, vinculado à UNIPAMPA. É membra do Comitê Científico do Instituto Conexão Sociocultural (CLAEC). Integra o grupo de pesquisadores/as da Red Latino-Americana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Pesquisadora filiada à Associação Nacional de Pesquisadores/as da Educação (ANPED), Associação Brasileira de Currículo (ABDC), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação (ANFOPE). Autora e organizadora do livro "Cartografias, Desterritórios e Maquinações em Educação" (Editora Bordô Grená, 2019) e do livro "Mulheres escrevendo e pensando com mulheres: filosofias, infâncias e educação" (Nefi/UERJ, 2022). A partir de 2025 passou a compor a equipe editorial da Revista Olhar de Professor (UEPG). Trabalha no ensino, na extensão e na pesquisa sob enfoque teórico-epistemológico pós-estruturalista, das filosofias da diferença, das epistemologias insurgentes e decoloniais em estudos que abrangem temáticas como movimentos sociais, mulheres, povos originários, infâncias, juventudes, negritudes, literaturas, docências, currículo, formação de professoras/es, artes e no campo de análise de políticas educacionais

Referências

BALL, S. J. Educação Global S.A: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2022.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BASTOS, R. M. B. No Profit Left Behind: os efeitos da economia política global sobre a educação básica pública. 2017. 326 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

BRIGIDO, F. L. As Políticas Públicas de Educação Profissional como Instrumento de Ajuste do Estado ao Neoliberalismo. 2022, 372 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.

CANTARELLI, J. M. O Papel Político do Trabalho Docente e a Justiça Social no Instituto Federal Farroupilha em Tempos de Educação Neoliberal. 2020, 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.

FERREIRA, R. K. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: a educação profissional como tecnologia de governamento. 2017, 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2017.

FREITAS, J. A. A Educação Profissional na Governamentalidade Contemporânea: educação, trabalho e neoliberalismo no Brasil. 2021, 207 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz, Santa Cruz do Sul, 2021.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. 1ª ed. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo. Coleção Tópicos, 2008. 474 p.

KRÜGER, E. A Reforma do Estado e as Políticas Públicas para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: da Escola Técnica Federal de Pelotas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (1990-2013). 2013. 368 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

LIMA, A. L. A. A Relação entre Competências Socioemocionais e Política Educacional Neoliberal em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) do Ceará. 2023, 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Sociologia, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, 2023.

MAGALHÃES, B. N. A Atuação do Enfermeiro Docente sob a Ótica da Inclusão: um olhar a partir de Foucault. 2023, 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, Centro Federal de Educação Tecnológica, Belo Horizonte, 2023.

MEDEIROS, E. A. P. Políticas Públicas Educacionais e o PROEJA-FIC: interseção entre educação de jovens e adultos e educação profissional. 2013. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal e Uberlândia, Uberlândia, 2013.

MELLO, M. F. R. T. O. Gestão Democrática e a Reforma Gerencial: análise documental na Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC/RJ. 2022, 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

MELO, F. S. Políticas de Educação Profissional no Contexto Neoliberal: implicações para a formação e prática dos Professores do PROEJA. 2018, 350 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2018.

MOREIRA, D. O. Pedagogia das Competências e Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará: formando para o mercado. 2017, 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

PEREIRA, A. R. Políticas de Educação Profissional nos Cursos Técnico em Contabilidade: impactos e desafios no período entre 1997 e 2004. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2015.

SILVA, L. P. Trajetória de Trabalho e Estudos de Jovens Aprendizes. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2015.

SOBRINHO, S. C. Análise Nacional do Ciclo da Política de Educação, Ciência e Tecnologia nos Institutos Federais – IFs: A carência epistêmica e a produção do Homo Enterprise no contexto da prática e na atuação política. 2023, 665 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2023.

TURCHIELLO, P. A Produtividade dos Sujeitos com Deficiência na Articulação da Educação Profissional e Tecnológica com a Inclusão. 2017, 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

VASCONCELOS, F. U. P. Governamentalidade e Educação: discursos e vivências nos processos de subjetivação de jovens em uma escola estadual de educação profissional Cearense, a partir do Modelo Escola-Empresa. 2020, 271 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

Downloads

Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

Como Citar

Políticas neoliberais e neoconservadoras e reformas curriculares na educação profissional brasileira. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/hx7q9316