Geografias do vivido: estratégias de ensino-aprendizagem para a permanência e êxito de alunos em contextos sociais populares no IFRS – Câmpus Rio Grande/RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/1f5yad65Palavras-chave:
Práticas de ensino, Realidade multicultural, Grupos populares, Conceitos geográficos, Ensino descolonialResumo
O presente trabalho objetiva abordar estratégias didático-pedagógicas no ensino-aprendizagem de Geografia com a finalidade de contribuir para a permanência e êxito dos alunos vinculados aos grupos sociais populares. O trabalho vincula-se ao projeto indissociável - Práticas de ensino, pesquisa e extensão em Geografia: vínculos da aprendizagem com os contextos multiculturais e comunitários dos alunos, desenvolvido com fomento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A importância de reconhecer a sala de aula como um espaço diverso e multicultural é justificada na perspectiva teórico-metodológica freireana, valorizando os conceitos de cultura, diversidade e multiculturalidade. A proposta também se embasa em uma abordagem descolonial, envolvendo uma releitura das diversas práticas multiterritoriais, com a finalidade de construir novas abordagens de análise socioespacial, as quais ao longo do tempo estiveram silenciadas pelas lógicas dominantes. Essa análise é fundamental para entender as singularidades locais e os contextos sociais dos alunos, a fim de construir narrativas particulares dos seus contextos de (re)existência. Dessa forma, ao longo da discussão dos resultados são analisadas mediações do fazer pedagógico vinculado à realidade dos alunos provenientes dos segmentos populares, com a produção de poesias, construção de narrativas e relação dos seus modos próprios de existência com obras literárias. Por fim, através dos pilares da educação profissional, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, essa proposta valoriza os trabalhos realizados pelos alunos, seus vínculos comunitários e identitários, relacionando-os a uma práxis pedagógica alistada contra todas as formas de exclusão.
Referências
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Da “organização” à “ produção” do espaço no movimento do pensamento geográfico. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri et. al. A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios, São Paulo: Contexto, 2011.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Paisagem Urbana. In: A (re) produção do espaço urbano. São Paulo: EDUSP, 1994.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CORRÊA, R.L; CASTRO, I.; GOMES, P.C.C. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
HAESBAERT, Rogério. Do corpo-território ao território-corpo (da terra): contribuições decoloniais. In.:GEOgraphia. Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2020. Vol: 22, n. 48, p. 75-90. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/43100. Acesso em: 15 jan. 2025.
HAESBAERT, R. Território e descolonialidade: sobre o giro (multi)territorial/de(s)colonial na América Latina. Programa de Pós-graduação em Geografia; Universidade Federal Fluminense, 2021.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 312 p.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1999.
NUNES, Rozele Borges. A cultura do silêncio: um estudo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Feliciano - RS. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2010. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/2267. Acesso em 15 jan. 2025.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 1997.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico científico informacional. 5a ed. São Paulo: Edusp, 2008.
SANTOS, Milton. A força do lugar. In: SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 1997.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CORRÊA, R.L; CASTRO, I.;GOMES, P.C.C. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rozele Borges Nunes, Gabriel da Rosa Gonçalves, Vinícius Barcellos Vieira Silveira, Valléria Fagundes Siqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.