As lutas socioterritoriais no Bico do Papagaio:
história, memória e identidade das mulheres rurais
DOI:
https://doi.org/10.23899/aphx8161Palavras-chave:
território, Territorialidade, ; quebradeiras de coco babaçu, Tocantins, Resistência.Resumo
Este artigo tem como objetivo examinar as lutas socioterritoriais no Bico do Papagaio, com foco nas mulheres rurais, particularmente as quebradeiras de coco babaçu. A análise contempla os conceitos de território e territorialidade, explorando como as mulheres moldam e transformam o espaço rural por meio de suas práticas produtivas e culturais. Discutimos as complexidades e contradições nas lutas dessas mulheres e os desafios enfrentados na construção de identidades territoriais. O estudo também inclui os relatos de uma entrevista e narrativas de uma das lideranças femininas sobre a história do Bico do Papagaio, enfatizando a importância da memória para a cristalização da identidade e da história de luta das mulheres na região.
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
FRANCISCO, Maria Luíza Oliveira de. Geografia de Gênero e Trabalho Familiar: Algumas Considerações. Ponta Grossa: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, v. 2, n. 1, p. 27-36, 2011.
CRENSHAW, Kimberlé. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. VV. AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, v. 1, n. 1, p. 7-16, 2004.
GODOI, Emília Pietrafesa de; AGUIAR, Vilênia V. Porto. Mulheres e territórios vividos em contextos rurais: um olhar sobre a política de desenvolvimento territorial. Cadernos pagu, p. e185207, 2018.
SANTOS, Luciano Laurindo dos. Territórios, territorialidades e lutas sociais na Amazônia Oriental. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. 218 p. ISBN 978-65-5861-483-8.
SOUSA, Dayane Rouse Neves. Transformações na vida das populações tradicionais a partir da criação da Resex do Extremo Norte do Estado do Tocantins. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) -Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG.2015. 111p
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Taynara Marcondes de Liz, Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.