Audiografias históricas e ensino de história:
A experiência na escola Dom Velloso de Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.23899/97bh1h47Palavras-chave:
História, Ensino de História, Audiografia, Consciência, RádioResumo
Este texto apresenta os primeiros resultados da pesquisa que se está realizando na escola Dom Velloso de Ouro Preto sobre a produção de arquivos sonoros chamados de Audiografias. Estes são arquivos sonoros produzidos pelos alunos, na mediação com o professor. Pretendem ser ferramentas para o desenvolvimento de concepções críticas e desenvolver a consciência da História. A sala de aula é o espaço de produção das Audiografias, ao se contrapor à lógica mercantil da produção de arquivos sonoros. Pensadas enquanto práticas comunicativas alternativas, expressam processos coletivos e participativos, são instrumentos de aprendizagem distribuídos através de redes de comunicação. A produção audiográfica potencializa o processo de comunicação entre professores e alunos, e, portanto, possibilita a transmissão do conhecimento científico, utilizando alguns aspectos da linguagem do rádio, sem se confundir inteiramente com a linguagem desse meio, nem com sua vinculação com a indústria cultural.
Referências
CORREA, Luiz Otávio. O futebol e o rádio: audição coletiva, redes nacionais e o esporte na Inconfidência. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 22, n. 37, Novembro de 2021.
CORREA, Luiz Otávio. ALMEIDA, Juniele Rabelo de Almeida. Rádio e Ensino de História: Práticas de História Pública com audiografias coletivas. História Pública e o ensino de História. Organizadores Miriam Hermetto, Rodrigo de Almeida Ferreira. São Paulo, SP: Letra e Voz, 2021. 230 p.
DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação. O ser Humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. Cedes. Campinas. V. 24. Pg 44-63. Abril de 2004.
ENGELS, F.; MARX, Karl. A Ideologia Alemã. Trad. Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. - São Paulo: Boitempo, 2007
FERREIRA, Rodrigo de Almeida. HERMETTO, Miriam. História Pública e o ensino de História. São Paulo, SP: Letra e Voz, 2021. 230 p.
KARL, Marx. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo, Boitempo, 2004.
LEONTIEV, A.N. Atividade consciência, personalidade. Bauru, SP: Mireveja, 2021.
LEONTIEV. A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo, SP: Centauro, 2004. P. 130
LUKÁCS, G. La desantropomorfizacion de Del Reflexo em la Ciência. Estética. Barcelona: Grijalbo. V.1. 1974.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. 1ª reimpressão. Brasília: Editora UNB, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Otávio Correa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.