Português Educação menonita na Colônia Nova: inovação, tradição e desafios comunitários
DOI:
https://doi.org/10.23899/aj616293Palavras-chave:
Educação Menonita; Preservação Cultural; Inovação Educativa; Colônia Nova; Identidade Comunitária.Resumo
O presente artigo aborda aspectos da cultura escolar das escolas menonitas, situando-se no contexto das comemorações dos 200 anos de imigração alemã no Brasil em 2024. A fundação da Colônia Nova em 1949 simboliza uma história de cooperação e perseverança, destacando-se pela criação de um sistema educacional alinhado aos valores menonitas de fé, cooperação e trabalho comunitário. Este estudo investiga as práticas educativas menonitas desde sua fundação até os dias atuais, analisando como essas escolas conseguiram equilibrar a manutenção de valores tradicionais com a necessidade de inovação educativa. A metodologia utilizada baseou-se na História Cultural, com análise de fontes primárias e secundárias. Os resultados revelam a importância das práticas educativas menonitas na preservação da identidade cultural e na coesão comunitária, destacando adaptações como a criação de programas de iniciação ao trabalho e o sistema "socialista" de pagamento das anuidades escolares. Conclui-se que a flexibilidade e a inovação são cruciais para enfrentar desafios educacionais e garantir a sustentabilidade das práticas culturais.
Referências
anos da Colonização Menonita na Colônia Nova. Reunido e escrito pelos moradores da Colônia Nova. Colônia Nova, 1999. 30 p. Trabalho apresentado no evento de comemoração dos 50 anos da colonização Menonita na Colônia Nova.
BARROSO, J. A escola como organização e a participação na organização escolar. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação, 1992.
BARTH, F. Grupos étnicos e fronteiras: a organização social da diferença cultural. Oslo: Universitetsforlaget, 1969.
BOURDIEU, P. Distinção: uma crítica social do julgamento de gosto. Cambridge: Harvard University Press, 1984.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos por natureza e design. Cambridge: Harvard University Press, 1996.
CHARLOT, B. A relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
COLÔNIA. Foto de grupo escolar na frente de uma escola da Colônia 1. Facebook, 2023. Disponível em: https ://www .facebook .com /photo .php ?fbid =546555647519435 &set =pb .100064950120137 .-2207520000 &type =3 . Acesso em: 23 jun. 2024.
COLÔNIA NOVA. Foto de uma carroça puxada por cavalos em uma comunidade menonita. Facebook, 2023. Disponível em: https ://www .facebook .com /photo /?fbid =839640856108523 &set =pb .100064950120137 .-2207520000 . Acesso em: 23 jun. 2024.
DOMINIQUE, J. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, jan./jun. 2001.
EPSTEIN, JL Parcerias entre escola, família e comunidade: preparando educadores e melhorando escolas. Boulder: Westview Press, 2011.
FULLAN, M. O novo significado da mudança educacional. Nova York: Teachers College Press, 2001.
HALL, S. Identidade cultural e diáspora. In: Identidade: comunidade, cultura, diferença. Londres: Lawrence & Wishart, 1996.
KLASSEN, PP Die Brücke: Geschichte und Gegenwart der Mennoniten in Brasilien. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1995.
KLASSEN, PP Die Russlanddeutschen Mennoniten in Brasilien. Tradução: Ingrid Hubert. Weierhof-Bolanden: Mennonitischen Geschichtsverein, 1995.
LIBÂNEO, JC Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Ed. Alternativa, 2012.
POUTIGNAT, P.; STREIFF-FENART, J. Teorias da etnicidade: seguidas de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. 2. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 1998.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TYACK, D.; CUBAN, L. Consertando em direção à utopia: um século de reforma da escola pública. Cambridge: Harvard University Press, 1995.
VIÑAO FRAGO, A. Por uma história da cultura escolar. In: História da educação: novos espaços e novos olhares. Lisboa: EDUCA, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Simone de Faria, Patrícia Weiduschadt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.