Longe daqui, aqui mesmo
Tensões sobre o corpo feminino em perspectiva em Ercília Nogueira Cobra e Lina Meruane
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.2034Palavras-chave:
feminismo, mulheres, literatura brasileira, literatura latino-americana;, AméricasResumo
Ao longo das décadas, algumas pensadoras de origem latino-americana se posicionaram como vozes potentes de um pensamento favorável a uma real emancipação feminina, recebendo críticas muitas vezes mordazes às perspectivas que evidenciaram, desalinhadas aos sistemas de valores da sociedade tanto um século atrás quanto agora, em que as pautas conservadoras reassumiram o topo do poder em diferentes países e governos. Observando esse fenômeno, este trabalho se propõe a destacar algumas das proposições da brasileira Ercília Nogueira Cobra e da chilena Lina Meruane relacionadas a questões feministas, para debatê-las à luz da época em que essas escritoras estão inseridas. Para isso, serão analisadas as obras Virgindade anti-higiênica (1924), de Ercília Nogueira Cobra, e Contra os filhos (2018), de Lina Meruane.
Palavras-chave: feminismo; mulheres; literatura brasileira; literatura latino-americana; Américas.
Métricas
Referências
COBRA, Ercília Nogueira. Virgindade Anti-higiênica: preconceitos e convenções hipócritas. Edição da Autora: São Paulo, 1924.
MERUANE, Lina. Contra os filhos. Tradução de Paloma Vidal. São Paulo: Todavia, 2018.
SOARES, Ingrid. Bispo Edir Macedo diz que mulher não pode ter mais estudo que o marido. Correio Braziliense, Brasília, 24 set. 2019. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/09/24/interna-brasil,789307/bispo-edir-macedo-diz-que-mulher-nao-pode-ter-mais-estudo-que-o-marido.shtml. Acesso em: 3 out. 2020.
FOSTER, Gustavo. Bolsonaro diz que não teme processos e faz nova ofensa: “Não merece ser estuprada porque é muito feia”. Zero Hora, Porto Alegre, 10 dez. 2014. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2014/12/bolsonaro-diz-que-nao-teme-processos-e-faz-nova-ofensa-nao-merece-ser-estuprada-porque-e-muito-feia-cjkf8rj3x00cc01pi3kz6nu2e.html. Acesso em: 3 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana Lima Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.