Estudo da relação entre experiência e inovação na cultura contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1367Palavras-chave:
Ciberespaço, Cultura Contemporânea, Educação a Distância, Experiência, InovaçãoResumo
As relações interpessoais na Educação a Distância (EaD) configuram-se como um sistema complexo, o qual depende de uma dinâmica de funcionamento e manifestações comportamentais dos sujeitos envolvidos. Este trabalho aborda as possibilidades de compartilhamento de experiências no ciberespaço, em processos de constituição de práticas educativas online. Este estudo se insere em uma pesquisa, que culminará em uma tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Neste artigo apresenta-se a análise dos diálogos estabelecidos em fórum online. Como pressupostos, o artigo apresenta o entendimento sobre Educação Matemática com foco na formação continuada a distância de professores. Numa abordagem qualitativa de pesquisa e análise das informações pelo método Análise Textual Discursiva (ATD). O Objetivo identificar e analisar as principais experiências docentes relatadas pelos participantes dos fóruns online em um curso a distância de especialização para professores de Matemática Nesse sentido, destaca-se a constituição do ambiente em EaD com elementos técnicos e principalmente humanos e o conjunto de relações que se estabelecem no ciberespaço com a identidade e um contexto específico disponibilizado com a intenção clara de aprendizagem. Entre as categorias que emergiram da questão, tem-se à inovação como princípio cultural na contemporaneidade para uma Educação Matemática de qualidade.
Métricas
Referências
CUNHA, Antônio Eugenio. Afeto e Aprendizagem, relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro. Wak. 2008.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica; Tradução Flávio Paulo Meurer. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
_______. O que é virtual? São Paulo: Ed.34, 2005
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record. 19. ed., 2010.
SILVA, Marco (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
SILVA, Marco (Org.). Educação on-line :teorias, práticas, legislação e formação corporativa Edição Loyola. 2. Ed. São Paulo. 2006.
STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. (Karla Reis Trad.). Porto Alegre: Penso, 2011.
SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado. v.9, n.2, Granada, España, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. 13ª edição. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.