Pampa e Educação Ambiental: possibilidades de um devir menor

Autores

  • Juliana Corrêa Pereira Schlee Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1358

Palavras-chave:

Ecologia menor, Educação Ambiental, Pampa.

Resumo

Neste trabalho buscamos a partir de inquietações potentes sobre a temática Educação Ambiental e Pampa pensar nas possibilidades múltiplas de um devir menor. Com este objetivo, nos munimos de leituras de autores potentes para o campo filosófico Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Friedrich Nietzsche, Sílvio Gallo e Ana Godoy. Primeiramente situamos o pampa e seus limites geográficos, sua história e cultura que constituem os modos de ser e de viver, assim como também discutimos o campo de saber da Educação Ambiental ao olhar para esse território. Após pretendemos pôr em movimento uma menor das ecologias, inspirada na obra de Ana Godoy (2008) ao olhar para a educação ambiental produzida no Pampa. Tramadas pela potência de intersecção entre Pampa e Educação Ambiental, nos atravessamentos culturais, políticos, éticos e estéticos, um caminho que traçamos experimentando paisagens, talvez outras, ou talvez apenas desapercebidas e desconhecidas, olhar para o pampa, para a natureza com devires menores, desterritorializando e deslocando. Como um ato político de olhar para as coisas ínfimas, para a história infame, para ecologia menor ou para mais e mais educações ambientais possíveis no pampa gaúcho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Corrêa Pereira Schlee, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF/ FURG

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação, professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e Ciência e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF/FURG

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka, para uma literatura menor. Editora Assírio & Alvim. Lisboa: 2003.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

__________________. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p.169-178, jul/dez. 2002.

GODOY, A. A menor das ecologias. São Paulo: Editora da USP, 2008.

_______. Nietzsche-Foucault-Deleuze-Guattari: a EA e a potência do pensamento minoritário, um diálogo intempestivo. In: CALLONI, H.; CORRÊA DA SILVA, P.R.G. Contribuições à Educação Ambiental. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL, 2010.

GOLIN, T. O povo do pampa: uma história de 12 mil anos do Rio Grande do Sul para adolescentes e outras idades. Passo Fundo: UPF, 2.ed., 2001.

HENNING, P.C. Límites y Posibilidades de la Educación Ambiental. Bajo Palabra. 11Época, n.º 17, 2017, p.341-358.

HENNING, P. C.; MUTZ, A.S.C.; VIEIRA, V.T. Educações Ambientais Possíveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba: Editora Appris, 2018.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: de como a gente se torna o que a gente é. Porto Alegre: LP&M, 2008. 192p.

PANITZ, Lucas Manassi. Por uma geografia da música: o espaço geográfico da música popular platina. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Alegre, RS, 2010.

PEREIRA, C.C. Minuanos/Guenoas: os cerritos da bacia da Lagoa Mirim e as origens de uma nação pampiana. Porto Alegre: Fundação Cultural Gaúcha – MTG, 2008.

SUERTEGARAY. M.A. & SILVA, L.A. PIRES DA. Tchê Pampa: histórias da natureza gaúcha. Campos Sulinos – conservação e uso sustentável da biodiversidade. Valério de PattaPillar...(et al.)Editores – Brasília: MMA, p. 42-59, 2009. Disponível em: file:///D:/Users/User/Downloads/campos%20sulinos_completo.pdf Acesso em: 05 de setembro de 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Schlee, J. C. P., & Henning, P. C. (2019). Pampa e Educação Ambiental: possibilidades de um devir menor. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1358

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar