Problematizando Questões de Gênero em um Episódio da Série de Animação “Os Simpsons”
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1349Resumo
Os artefatos culturais produzem saberes e significados sobre as coisas e as pessoas. Entendemos que a mídia, através desses artefatos, possui sua própria pedagogia que nos ensina maneiras de ser e estar no mundo, operando na constituição de subjetividades e sujeitos na sociedade contemporânea. Nossos estudos têm como base os Estudos Culturais, na sua vertente pós-estruturalista, destacando o efeito das mídias na produção dos corpos e gêneros. Nesse trabalho, nossa proposta é analisar um episódio da série de animação “Os Simpsons”, que satiriza o estilo de vida, cultura e sociedade norte-americana. O episódio analisado problematiza as representações do gênero feminino e a imagem da mulher em uma sociedade patriarcal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.