As representações de um Patrimônio: memória e identidade
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1293Palavras-chave:
cultura, integração cultural, América LatinaResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo consiste em averiguar as representações sociais da Ponte Internacional Mauá na memória das cidades Jaguarão/Brasil e Rio Branco/Uruguai na (re)construção de uma identidade fronteiriça. Declarada Monumento Histórico Nacional pelo Uruguai em 1977, no Brasil como o primeiro bem binacional pelo IPHAN em 2011 e ainda como o primeiro Patrimônio Cultural do MERCOSUL em 2012. Assim, a ponte tornou-se um patrimônio institucionalizado, mas além do valor material ela representa um símbolo das relações sociais de integração na fronteira entre Brasil o Uruguai, construídas na região pelos diferentes tempos históricos. Enfim as representações da ponte vão além das experiências vivenciadas no tempo presente. Para acessar as memórias da população fronteiriça utilizou-se método de História oral, com entrevista aberta com um roteiro semiestruturado. Assim sendo, o compartilhamento de um patrimônio cultural para as cidades de Jaguarão e Rio Branco torna-se significativo como uma forma de pertencimento e reconhecimento dos seus laços identitários, já que identidade é algo que se constrói e que se transforma durante toda uma vida.
Métricas
Referências
BOSI, Ecléa. Memória da cidade: lembranças paulistanas. In: Estudos Avançados, vol.17, n.47, 2003. p. 198-211.
CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em Processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/Minc/IPHAN, 2005.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2003.
LUPORINI, Teresa Jussara. “Lugares da memória”: políticas pela preservação do patrimônio cultural. Ciências e Letras. Porto Alegre: Faculdade Porto-alegrense de Educação, Ciências e Letras, 2000. p. 205-217.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.