Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1284Palavras-chave:
metodologia de pesquisa, participação das crianças, pesquisa com criançasResumo
A proposta deste trabalho é analisar os movimentos e decisões com relação aos aspectos metodológicos de uma pesquisa de Mestrado, nas interfaces com o referencial teórico. A investigação foi realizada em uma escola pública de Educação Infantil, localizada na região metropolitana de Porto Alegre com crianças de quatro e cinco anos e tinha como objetivo analisar os processos de participação das crianças na produção e transformação dos espaços da escola. A partir daí, a temática a ser desenvolvida neste texto trata da relação indissociável entre a base teórica e os métodos de pesquisa, dando destaque para três questões: a escuta das necessidades das crianças no processo de pesquisa; a participação das crianças como um direito e como parte de uma posição política de considerá-las como atores sociais; e também, sobre a proteção, ou seja, sobre os direitos à imagem, a identificação e o esforço necessário em dimensionar o cuidado e a ética na pesquisa com crianças na relação com o direito a participação. Na parte final, destaca-se a possibilidade de uma pesquisa produzida no encontro com as crianças, não tomada como definida a priori e afastando-se da ideia de verificação de hipóteses, apontando assim como as decisões com relação aos métodos de aproximação e de produção de dados, são produzidos a partir de um modo de perceber as crianças. Neste caso, como potentes na sua relação com o mundo.
Métricas
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2008.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A ética na pesquisa etnográfica com crianças: primeiras problematizações. Revista Práxis educativa, vol. 9, n. 1, 2014.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, 2016.
KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas nas pesquisas com crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 41-59, 2002.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
SIMÕES, Eleonora. De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola: interações, brincadeiras e invenções. Dissertação de Mestrado. PPGEDU/UFRGS: Porto Alegre, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.