A Importância do Gerenciamento de Acervos Digitais para Preservação de Documentos Históricos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.125Palavras-chave:
gerenciamento, acervos, bibliotecas digitais, preservação, documentos históricosResumo
O presente trabalho tem a finalidade de apontar a relevância para mecanismos que façam o gerenciamento de acervos digitalizados, contribuindo para a preservação de documentos históricos que estão armazenados no Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão (IHGJ). Disseminar o conhecimento através das mídias digitais, preservando e proporcionando o acesso a fontes históricas de forma a contribuir na formação da memória e identidade local como base de armazenamento através de bibliotecas digitais.
Referências
ARELLANO, M. A. Critérios para a digitalização da informação científica. 2008. 354 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação, Brasília, 2008.
BELLOTTO, H. L.; CAMARGO, A. M. A. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação de Arquivistas Brasileiros, 1996.
SILVA FILHO, J, T, D. Conservação preventiva de acervos bibliográficos. Disponível em: < http://www.forum.ufrj.br/biblioteca/artigo.html> Acesso em: 10 set. 2015.
VIEIRA, L.C.B. Digitalização de Documentos Históricos: uma alternativa para a preservação e disseminação da memória e patrimônio cultural. In: XIV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação. São Luiz, 2011. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/node/231> Acesso em: 10 set. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.