A abordagem do portal de notícias G1 frente aos casos de denúncias de assédio sexual contra Harvey Weinstein e Kevin Spacey

Autores

  • Jéssica Corrêa Pereira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1205

Palavras-chave:

assédio sexual, jornalismo digital, violência sexual.

Resumo

Em outubro de 2017, personalidades e funcionários da indústria do entretenimento norte-americana declararam terem sido vítimas de assédio sexual nesse ramo. Além das denúncias, campanhas de apoio e contra o assédio foram realizadas, dando destaque ao tema na mídia nacional e internacional. Em vista da relevância e atualidade da repercussão, este trabalho pretendeu analisar como é a abordagem dos veículos jornalísticos digitais do Brasil quando noticiam essas denúncias de assédio sexual, a partir da recolha das matérias no portal de notícias G1 a respeito das denúncias contra os acusados Harvey Weinstein e Kevin Spacey. A pesquisa seguiu a linha metodológica da análise de conteúdo, visando coletar dados quantitativos e qualitativos da veiculação jornalística de denúncias de assédio sexual com caráter hétero e homossexual. E, principalmente, investigar como essa violência é apresentada ao público e, em especial, se acontece o esclarecimento acerca das suas formas de manifestação e as suas possibilidades de combate ou denúncia. Para discutir estas questões, a pesquisa salientou as múltiplas manifestações de violência e como elas podem ser promovidas em apoio uma a outra e de forma colaborativa na e pela sociedade, relacionando o potencial do discurso com as questões de gênero e o machismo. Com base nos resultados alcançados, a pesquisa verificou como o jornalismo apresenta a capacidade de produzir, reproduzir ou romper com o discurso. Nesse âmbito, o trabalho conferiu que a profissão não vem atuando como no último caso, havendo a falta de um posicionamento contrário às violências e a favor da responsabilidade social.

Biografia do Autor

Jéssica Corrêa Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas

Referências

Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow e mais atrizes dizem a jornal que foram assediadas por Harvey Weinstein. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/angelina-jolie-e-gwyneth-paltrow-dizem-que-foram-assediadas-por-harvey-weinstein-diz-jornal.ghtml. Acesso em: junho de 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BLAY, E. A. Assassinato de Mulheres e Direitos Humanos. São Paulo: Editora 34, 2008.

BERTOLINI, J. Discurso e poder na narrativa midiática: notas entre Foucault e jornalismo. Temática: revista do Núcleo de Arte, Mídia e Informação Digital da UFPR, Paraíba, Ano XII, n. 12, dez. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/32057/16604. Acesso em: 14 de out. 2018.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kuhner. 2a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

GRECO, R. Curso de Direito Penal: parte especial, volume III / Rogério Greco. 12a ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2015.

Kevin Spacey recebe mais 20 acusações de 'comportamento inapropriado' em teatro londrino. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/kevin-spacey-recebe-mais-20-acusacoes-de-comportamento-inapropriado-em-teatro-londrino.ghtml. Acesso em: junho de 2018.

Minimanual do jornalismo humanizado. Pt. I: Violência contra a mulher. 2016. Disponível em: http://thinkolga.com/olga/wpcontent/uploads/2016/06/minimanual_V2.pdf. Acesso em: 13 out. 2018.

TIBURI, M. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 2018.

TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo. 2ª ed. Florianópolis: Insular, 2005.

ZIZEK, S. Violência - seis notas à margem. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2009.

Downloads

Publicado

05/05/2019

Como Citar

Pereira, J. C. (2019). A abordagem do portal de notícias G1 frente aos casos de denúncias de assédio sexual contra Harvey Weinstein e Kevin Spacey. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1205

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar