A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1141Palavras-chave:
história e memória, política, infância, Estado NovoResumo
Resumo:
Este artigo apresenta breve análise, sobre a importância da imagem como fonte e lugar de história e memória para a pesquisa histórica. Para isso, se analisou algumas imagens representativas, nas quais foram criadas durante o Estado Novo (1937-1945), pelo Departamento de Imprensa e Propaganda DIP, no sentido de propagar a ideologia de patriotismo e também, a “imagem” de Getúlio Vargas, como sendo um líder justo, carismático pelas crianças e provedor do Estado. Também, tinha como meta o desenvolvimentismo/nacionalismo do país como um bem dos trabalhadores. Ainda apresentamos uma reflexão sobre a educação nesse contexto, bem como uma singela mostra de como foi representada a infância ao longo da história e, ainda a abordagem feita pelo governo no sentido de incutir nas crianças esses ideais, por ele defendidos. Usou-se essa metodologia, pois entendemos que as imagens são artefatos-culturais e que podem nos surpreender a cada leitura que lhe fazemos, sendo essa uma importante fonte para o estudo da história e memória.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.