A Construção da Identidade de Jovens e Adolescentes de uma Escola da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul a partir das Selfies
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1130Palavras-chave:
escola, identidade, imaginário, narrativas, selfieResumo
A popularização das tecnologias digitais alterou o modo de como as relações sociais são estabelecidas na contemporaneidade. O ato de fotografar-se ganhou novos significados. Partindo dessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivos analisar as narrativas construídas por jovens estudantes a partir das selfies, além de compreender os significados construídos por eles em torno dessas imagens. As técnicas de pesquisa utilizadas foram as entrevistas de grupo focal e entrevistas individuais com a professora e com os estudantes do Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, localizada na cidade de Portão (RS). O interesse pela pesquisa surgiu a partir de um projeto apresentado pelos estudantes na FEICIP, Feira de Iniciação Científica do referido município intitulado: “Selfie não é só curtir: um estudo na E.M.E.F. Gonçalves Dias”. Como embasamento teórico, recorreu-se aos conceitos de construção de narrativas (RICOEUR, 2012) a partir do imaginário (PESAVENTO, 1995) produzido pelas selfies (SIBILIA, 2008; e BRUNO, 2013) e como esta prática está constituindo a identidade (WOODWARD, 2002; e HALL, 2006) desses jovens. Através da análise desta pesquisa chegou-se não a conclusões, mas a questionamentos e reflexões sobre o trabalho que está sendo desenvolvido dentro das escolas, em especial à referida escola, e como este trabalho está contribuindo para a constituição da identidade destes jovens e adolescentes.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.